Rondônia Direta
No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Meio Ambiente
Rondônia Direta
No Result
View All Result
Home Política

Dra. Taíssa denuncia caos na emissão de identidade em Rondônia

Assessoria Por Assessoria
07/02/2026
Em Política
Dra-Taíssa-3-Foto-Thyago-Lorentz-Secom-ALERO

Foto: Thyago Lorentz / Secom

Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), na última terça-feira (10), a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) utilizou a tribuna para fazer um apelo contundente ao governo do estado diante da situação crítica e “extremamente precarizada” da emissão de carteiras de identidade (RG) em Rondônia. Segundo a parlamentar, a falha em um serviço básico de cidadania tem negado direitos a milhares de rondonienses.

Falta de documento básico impede acesso a direitos

A deputada destacou que a ausência do documento de identificação tem gerado graves prejuízos para os cidadãos.

Risco de perda de benefícios

Taíssa citou, em especial, a região de Surpresa: “Nós estamos com a minha região lá de Surpresa correndo risco de perder o direito ao seguro-defeso porque não tem a identidade renovada”, declarou.

Barreira para programas sociais

O RG é essencial para o acesso a programas como o Pé-de-Meia e, também, para a simples emissão de passaporte.

Restrição de locomoção

De acordo com a deputada, algo tão simples quanto “pegar um ônibus para visitar um familiar nessa época de final de ano” torna-se impossível para quem está sem o documento.

Taíssa relatou ainda a resposta que recebeu após acionar autoridades sobre o problema:

“Eu acionei o coronel Vital, acionei demais autoridades e, pasmem, a única resposta que eu tive foi: ‘se a deputada colocar a emenda, consegue’”, afirmou.

Ela questionou a falta de planejamento e a ausência de previsão orçamentária para garantir um serviço essencial, o que, na prática, obriga parlamentares a buscarem recursos de última hora para cobrir uma responsabilidade básica do estado.

Reflexo da gestão em outras áreas

O apelo da deputada foi além da emissão de identidades. Ela afirmou que a precariedade desse serviço funciona como um termômetro da gestão estadual nas áreas social e de saúde:

“E aí eu fico perguntando: se a gente não consegue resolver um problema simples de tirar uma identidade, quanto mais resolver problema de leito de UTI, de otorrino que está faltando e de outros médicos especialistas? Como que vai resolver?”, indagou da tribuna.

Ao concluir, Dra. Taíssa reforçou que mantém parceria com o governo do estado em diversas pautas e reconheceu avanços obtidos em solicitações anteriores, mas enfatizou a necessidade de uma ação imediata e efetiva para normalizar o serviço de emissão de RG em todo o território rondoniense.

A parlamentar informou que já encaminhou requerimentos aos órgãos competentes, cobrando providências para solucionar o problema que afeta diariamente a população.

EnviarCompartilhar

Notícias Relacionadas

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Política

Fim da escala 6×1 será debatido por PEC na Câmara, diz Hugo Motta

Presidente da Casa afirma que proposta sobre jornada de trabalho seguirá tramitação constitucional e deve...

Por Redação
07/04/2026
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Política

Onze governadores deixam cargos para disputar eleições de outubro

Prazo de desincompatibilização termina com saídas para corrida presidencial e ao Senado; reeleição permite permanência...

Por Redação
07/04/2026

Últimas Notícias

Rondônia registra mais de 2,2 mil vagas de emprego abertas em diversas cidades

Governo avalia uso do FGTS para quitação de dívidas em novo pacote de crédito

Nova lei garante até três dias de folga para exames preventivos sem desconto

Fim da escala 6×1 será debatido por PEC na Câmara, diz Hugo Motta

Onze governadores deixam cargos para disputar eleições de outubro

RONDONIADIRETA.COM

No Result
View All Result

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Meio Ambiente

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.