O ex-presidente do Uruguai José Mujica será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do ABC (UFABC). A cerimônia está prevista para esta quinta-feira (19), no Centro de Formação e Educação Permanente (Cenforpe), em São Bernardo do Campo, no São Paulo.
Mujica, considerado uma das principais referências da esquerda latino-americana, morreu no ano passado, aos 89 anos.
Autoridades participarão da solenidade
O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-vice-presidenta uruguaia Lucía Topolansky, companheira de vida e trajetória política do ex-chefe de Estado.
A concessão da honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário da UFABC em junho de 2024, antes do falecimento de Mujica, a partir de proposta apresentada pela Associação dos Docentes da instituição e pelo sindicato dos trabalhadores técnico-administrativos.
Reconhecimento à atuação política e social
A homenagem póstuma busca destacar a trajetória do líder uruguaio marcada pela defesa da democracia, da integração regional, da educação e de valores ligados à justiça social e à diversidade.
O título de Doutor Honoris Causa é a mais alta distinção acadêmica concedida por universidades a personalidades que se destacam nas áreas política, cultural, científica ou humanitária, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.





