Rondônia Direta
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Economia
  • Meio Ambiente
No Result
View All Result
Rondônia Direta
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Economia
  • Meio Ambiente
No Result
View All Result
Rondônia Direta
No Result
View All Result
Home Política

Depoimento de Daniel Vorcaro na CPMI do INSS é antecipado no Senado

Dono do Banco Master será ouvido no Senado sobre contratos de empréstimos consignados suspensos por falta de documentação exigida pelo INSS

Redação Por Redação
19/02/2026
Em Política
0 0
0
Foto: Banco Master / Divulgação

Foto: Banco Master / Divulgação

O empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, terá o depoimento antecipado para a próxima segunda-feira (23), às 16h, no Senado Federal, no âmbito da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19) pelo presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que justificou a mudança de data para dar prioridade aos trabalhos da comissão. As informações são da Agência Brasil.

A CPMI do INSS investiga possíveis irregularidades em contratos de empréstimos consignados firmados com aposentados e pensionistas. O foco do depoimento de Daniel Vorcaro será a suspensão de operações do Banco Master pelo INSS por ausência de comprovação formal da anuência dos beneficiários.

Inicialmente previsto para ocorrer na quinta-feira (26), o depoimento foi remarcado para antecipar o cronograma de oitivas. Segundo o senador Carlos Viana, a comissão seguirá atuando com celeridade na apuração dos fatos relacionados aos contratos de crédito consignado.

Leia Também

Prefeitura de Porto Velho define banca do concurso da Guarda Municipal

Gilmar Mendes defende continuidade do inquérito das fake news

Suspensão de contratos

No último dia 5, a CPMI do INSS ouviu o presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior, que detalhou os motivos que levaram à não renovação do acordo de cooperação técnica com o Banco Master. De acordo com o dirigente, o volume de reclamações de segurados motivou revisão dos contratos vigentes.

Segundo dados apresentados à comissão, dos 324 mil contratos de empréstimos consignados analisados, 251 mil não continham a documentação exigida para validação no sistema do INSS. A ausência de registros formais teria impedido o controle adequado das operações.

O presidente do INSS informou que solicitou à instituição financeira a apresentação dos contratos não protocolados. Conforme relatado, os documentos exibidos não continham elementos considerados essenciais para conferência, como valor do empréstimo, taxa de juros e custo efetivo total.

Questionamentos sobre assinatura eletrônica

Outro ponto levantado na audiência foi a validade das assinaturas eletrônicas utilizadas nos contratos. Segundo Gilberto Waller Júnior, os documentos apresentados não traziam QR code ou mecanismo de certificação que permitisse confirmar a autenticidade da assinatura digital atribuída aos segurados.

A ausência desses elementos técnicos, conforme explicado à CPMI do INSS, comprometeria a verificação da regularidade das contratações. O dirigente afirmou que a decisão de não renovar o contrato ocorreu em 18 de setembro, antes de qualquer processo de liquidação envolvendo a instituição financeira.

Próximos passos da CPMI

Com a oitiva de Daniel Vorcaro, a CPMI do INSS pretende confrontar as informações prestadas pela autarquia com a versão do Banco Master. A comissão poderá requisitar documentos adicionais e deliberar sobre eventuais encaminhamentos aos órgãos de controle.

Os trabalhos seguem no Senado Federal, onde o colegiado analisa contratos, fluxos operacionais e responsabilidades administrativas relacionadas aos empréstimos consignados investigados. A antecipação do depoimento integra o esforço da comissão para consolidar as informações antes das próximas fases da apuração.

Conteúdo Relacionado

Foto: Thyago Lorentz / Secom
Política

Assembleia abre ano legislativo com foco em projetos estruturantes para Rondônia

25/02/2026
Foto: Arquivo / Secom Alero
Política

Delegado Camargo anuncia pré-candidatura ao governo de Rondônia

25/02/2026
Foto: Hellon Luiz / Secom
Política

Porto Velho instala gabinete em Brasília para captar recursos

25/02/2026
Foto: Banco Master / Divulgação
Política

Daniel Vorcaro não comparecerá à CPMI do INSS após decisão do STF

22/02/2026
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Política

Governança global da inteligência artificial é defendida por Lula na Índia

19/02/2026
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Política

Reajuste salarial do Legislativo é sancionado por Lula com vetos

18/02/2026

RONDONIADIRETA.COM

No Result
View All Result

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Economia
  • Meio Ambiente

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In