Rondônia Direta
No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Meio Ambiente
Rondônia Direta
No Result
View All Result
Home Justiça

Por unanimidade, STF condena nove réus de núcleo militar pela trama golpista

Primeira Turma do STF decide por unanimidade e confirma crimes ligados à tentativa de golpe durante o governo Bolsonaro

Redação Por Redação
18/11/2025
Em Justiça
STF-3-Foto-Gustavo-Moreno-STF

Foto: Gustavo Moreno / STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta terça-feira (18), nove investigados que integravam o chamado Núcleo 3 da articulação golpista investigada pela Corte. A decisão, tomada por unanimidade, também absolveu o general de Exército Estevam Theophilo por insuficiência de provas. As informações são da Agência Brasil.

O julgamento envolveu oito militares das forças especiais do Exército, conhecidos como kids pretos, além de um policial federal. A Procuradoria-Geral da República apontou que o grupo participou do planejamento de ações operacionais para viabilizar um golpe de Estado durante o governo Jair Bolsonaro, incluindo a intenção de sequestrar e matar autoridades, entre elas o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Os magistrados reconheceram a prática dos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Dois réus — Márcio Nunes de Resende Júnior e Ronald Ferreira de Araújo Júnior — tiveram as acusações abrandadas para os delitos de incitação ao crime e associação criminosa, o que reduz suas penas.

A sessão prossegue com a fase de dosimetria, quando serão fixadas as punições individuais.

Votos

O relator, ministro Alexandre de Moraes, apresentou o voto base no período da manhã, apontando que as provas evidenciam a atuação coordenada do grupo. À tarde, o ministro Cristiano Zanin acompanhou o entendimento e afirmou que os acusados mobilizaram militares de alta patente com o objetivo de criar condições políticas e operacionais para a ruptura institucional.

A ministra Cármen Lúcia citou mensagens de WhatsApp apreendidas, destacando que os diálogos demonstram iniciativa ativa para influenciar setores das Forças Armadas. Já o ministro Flávio Dino ressaltou que este é o primeiro julgamento judicial de uma tentativa de golpe de Estado no Brasil, lembrando que o país acumula histórico de rupturas institucionais.

Segundo Dino, não é plausível interpretar como simples descontentamento as mensagens que tratavam de monitoramento e sequestro de autoridades. Para o ministro, o país esteve diante de risco concreto de violência extrema.

Com a migração de Luiz Fux para a Segunda Turma, quatro ministros participaram do julgamento.

Postagem anterior

PF descarta evidências de aliança entre facções brasileiras e grupos terroristas

Próxima postagem

Governo proíbe linguagem neutra em documentos oficiais e institui padrão simples

Conteúdo Relacionado

Foto: Lula Marques / Agência Brasil
Justiça

Moraes vota para condenar Eduardo Bolsonaro por difamação no STF

Relator propõe pena de um ano em regime aberto por publicação contra deputada nas redes sociais

20/04/2026
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Justiça

STF decide que piso salarial nacional vale para professores temporários

Supremo amplia entendimento e garante pagamento mínimo a docentes contratados por estados e municípios

20/04/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RONDONIADIRETA.COM

No Result
View All Result

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Meio Ambiente

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.