Rondônia Direta
No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Meio Ambiente
Rondônia Direta
No Result
View All Result
Home Justiça

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Valdemar Costa Neto foi indiciado pela PF mas PGR não fez denúncia

Agência Brasil Por Agência Brasil
22/10/2025
Em Justiça
STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

EnviarCompartilhar

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (21) determinar a reabertura da investigação sobre a trama golpista envolvendo o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, dirigente do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Por 4 votos 1, o colegiado acolheu a proposta feita pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, durante o julgamento que condenou os réus do Núcleo 4 da trama golpista, grupo acusado de disseminar desinformação contra as urnas eletrônicas.

Com a decisão, a investigação deverá ser retomada para apurar os crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

No ano passado, Valdemar foi indiciado pela Polícia Federal (PF) no inquérito sobre a trama golpista. Contudo, o político não foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em nenhum dos quatro núcleos de acusados de tentar manter Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022.

Mais cedo, Moraes sugeriu a retomada da investigação durante a sessão que condenou Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, ex-presidente do Instituto Voto Legal (IVL).

Carlos foi contratado pelo PL para realização de estudos para basear a ação na qual o partido contestou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o resultado do primeiro turno das eleições de 2022. Na ação, foi usada desinformação para sugerir fraudes na votação eletrônica.

Procurada pela Agência Brasil, a defesa de Valdemar Costa Neto disse que não vai comentar a decisão.

Conteúdo Relacionado

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Justiça

STF decide que piso salarial nacional vale para professores temporários

Foto: Tom Costa / MJSP
Justiça

Governo federal prepara programa nacional de combate ao crime organizado

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Justiça

Moraes amplia restrição de drones para 1 km em área da casa de Bolsonaro

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Justiça

PM comunica ao STF troca de carregador da tornozeleira de Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Justiça

Empresário é alvo de operação por financiar acesso ilegal a dados de ministros do STF

Foto: Lula Marques / Agência Brasil
Justiça

Moraes marca depoimento de Eduardo Bolsonaro em ação penal no STF

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RONDONIADIRETA.COM

No Result
View All Result

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Meio Ambiente

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.