A Prefeitura de Porto Velho passou a utilizar, nesta segunda-feira (1º), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta digital adotada por meio de um acordo com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O objetivo é modernizar a administração pública, agilizar processos e reduzir custos operacionais.
O SEI permite a tramitação eletrônica de documentos e processos administrativos, eliminando o uso de papel, impressão e transporte físico. Além da economia, o sistema garante mais agilidade, transparência e sustentabilidade à gestão pública.
Com o novo sistema, servidores poderão acompanhar processos em tempo real, facilitando a comunicação entre setores da Prefeitura e otimizando a prestação de serviços à população. O SEI também permite integração com órgãos como Ministério Público, Tribunal de Contas, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e tribunais federais.
A implantação ocorreu em etapas, com treinamentos, reuniões e campanhas internas. Cerca de mil servidores foram capacitados para operar o sistema e atuar como multiplicadores nas secretarias.
“O SEI tem uma interface intuitiva, que facilita o dia a dia e promove a integração entre áreas. A partir de agora, o trabalho entre secretarias e instituições será mais ágil e eficiente”, destacou o superintendente municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa, Cezar Marini.
Para o prefeito Léo Moraes, a ferramenta marca uma nova fase na gestão pública de Porto Velho. “O sistema representa um avanço para a nossa capital. É uma tecnologia consolidada, sem custos de licenciamento, que torna o serviço mais eficiente e melhora a tomada de decisões”, afirmou.
