A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (27/8) a Operação Fake Degree, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na falsificação de documentos públicos e uso de diplomas de pós-graduação falsos. A investigação revelou que os títulos eram utilizados para obtenção indevida de vantagens funcionais, como reajustes salariais.
As ações foram autorizadas pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).
As investigações começaram após o recebimento de uma denúncia confirmada posteriormente. O esquema envolvia a emissão de diplomas supostamente expedidos por uma instituição estrangeira com sede na Venezuela, os quais eram irregularmente validados por entidade brasileira.
Esses diplomas falsos de mestrado e doutorado eram então usados por professores para solicitar retribuição por titulação, gerando aumentos salariais indevidos que, segundo a PF, poderiam ultrapassar R$ 70 mil por ano por beneficiário.
As investigações continuam, e os envolvidos poderão responder por crimes como falsificação de documento público, uso de documento falso e associação criminosa.
