O Passe Livre Intermunicipal já contemplou mais de 16 mil rondonienses apenas em 2025, segundo dados do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER). Voltado para idosos, pessoas com deficiência e em tratamento de saúde, o programa garante transporte gratuito entre os municípios do estado.
Desde 2019, mais de 92 mil carteirinhas foram emitidas. A maior parte dos beneficiários é composta por idosos (71 mil), além de 21 mil pessoas com deficiência ou em tratamento médico.
O serviço pode ser solicitado presencialmente em 55 pontos de atendimento, como unidades do Tudo Aqui e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além das edições do programa Rondônia Cidadã, que conta com apoio do Ministério Público de Rondônia (MPRO), Tribunal de Justiça (TJRO) e prefeituras. Também há opção de solicitação digital.
Segundo o governador Marcos Rocha, a ação representa um avanço na garantia de direitos. “O Passe Livre assegura dignidade e mobilidade, promovendo o acesso à saúde, educação e ao reencontro entre familiares”, destacou.
As carteirinhas são emitidas com sistema de validação online, acessível no Portal da Transparência do DER. Para idosos, é necessário apresentar documentos pessoais, comprovantes de renda e residência e foto 3×4. Para pessoas com deficiência ou em tratamento, são exigidos ainda atestados médicos e exames.
