Rondônia Direta
No Result
View All Result
Rondônia Direta
No Result
View All Result
Rondônia Direta
No Result
View All Result
Home Uncategorized

Moradores denunciam execuções e tortura após operação policial no Rio de Janeiro: “Arrancaram o braço dele”

Relatos de famílias do Complexo da Penha apontam mortes de pessoas rendidas na Operação Contenção

Redação Por Redação
16/11/2025
Em Uncategorized
0 0
0
Rio-Operação-Corpos-2-Foto-Tomaz-Silva-Agência-Brasil

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Moradores do Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, denunciam execuções e tortura após a Operação Contenção, realizada na terça-feira (28) pelas polícias Civil e Militar. A cena de dezenas de corpos enfileirados na Praça São Lucas, na manhã desta quarta-feira (29), gerou repercussão nacional e internacional. As informações são da Agência Brasil.

Familiares e moradores relataram que parte dos mortos teria sido executada após se render. As vítimas foram levadas por moradores durante a madrugada e colocadas na praça central da comunidade. Em meio aos corpos, mães, esposas e irmãs choravam e cobravam respostas do Estado sobre as circunstâncias das mortes.

Elieci Santana, de 58 anos, contou que o filho Fábio Francisco Santana, de 36 anos, foi visto vivo e algemado antes de ser morto. “Meu filho se entregou, saiu algemado. E arrancaram o braço dele no lugar da algema”, afirmou.

Outro relato é da confeiteira Tauã Brito, que perdeu o filho Wellington. Segundo ela, muitos dos jovens baleados ainda estavam vivos na mata na noite anterior, mas os moradores foram impedidos de tentar socorrê-los. “Ficamos lá, cada um caçando seus filhos. Isso está certo para o governo?”, questionou.

Com o amanhecer, os corpos começaram a ser recolhidos pela Defesa Civil e encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML). A movimentação foi acompanhada por defensores de direitos humanos e advogados das famílias.

O advogado Albino Pereira afirmou ter identificado indícios de tortura e execução. “Os disparos foram feitos à queima-roupa. Há marcas de queimadura e casos de decapitação. Isso aqui foi um extermínio”, disse.

Antonio Carlos Costa, fundador da ONG Rio da Paz, também esteve na praça e questionou a ausência de políticas públicas nas comunidades. “O Estado não chega aqui com saneamento, moradia, educação ou saúde. Por que a resposta precisa ser sempre a violência?”, indagou.

Contexto da operação

A Operação Contenção mobilizou cerca de 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar e é considerada pelo governo do estado a maior dos últimos 15 anos. Segundo balanço oficial, 119 pessoas morreram — 115 civis e quatro policiais — e 113 foram presas.

O governo fluminense classificou a operação como “bem-sucedida” e afirmou que as mortes ocorreram em confrontos. Em nota, declarou que “aqueles que se entregaram foram presos”.

Por outro lado, organizações civis e acadêmicos apontam que a ação expõe falhas estruturais na política de segurança pública do estado. A professora do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jacqueline Muniz, avaliou que a operação “não atingiu o objetivo de conter o crime organizado” e a classificou como uma “lambança político-operacional”.

Movimentos populares e de favelas repudiaram a letalidade policial e divulgaram nota afirmando que “segurança não se faz com sangue”.

A Defensoria Pública do Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio (OAB-RJ) acompanham o caso e solicitaram apuração independente sobre as denúncias de execuções e tortura. Ativistas e familiares pedem investigações federais e garantias de proteção às testemunhas.

O Ministério da Justiça informou que, até o momento, não recebeu pedido formal do governo fluminense para apoiar a operação. Organizações de direitos humanos pedem que o episódio seja investigado como possível violação de direitos fundamentais.

Notícias Relacionadas

Vasco-3-Foto-Matheus-Lima-Vasco

Vasco x Chapecoense: horário, local e onde assistir ao vivo pelo Campeonato Brasileiro

Vasco e Chapecoense se enfrentam nesta quinta-feira (5), às 20h (de Brasília), no Estádio São...

Brasil-2-Foto-Rafael-Ribeiro-CBF

Brasil encerra 2025 na 5ª posição do ranking de seleções da Fifa

O Brasil encerra o ano de 2025 na 5ª colocação do ranking de seleções da...

Ramagem-e-Eduardo-Bolsonaro-Fotos-Carolina-Antunes-PR-e-Marcelo-Camargo-Agência-Brasil

Câmara cancela passaporte diplomático de Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro

A Câmara dos Deputados determinou o cancelamento dos passaportes diplomáticos dos ex-deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP)...

Flávio Dino-3-Foto-Fabio-Rodrigues-Pozzebom-Agência-Brasil

Dino suspende trecho de PL que libera emendas do orçamento secreto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino suspendeu neste domingo (21) os efeitos...

Vasco-x-Corinthians-6-Foto-Matheus-Lima-Vasco

Vasco e Corinthians se reencontram para decisão da Copa do Brasil

O torneio mais democrático - e milionário - do país chega ao fim neste domingo...

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RONDONIADIRETA.COM

No Result
View All Result

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Meio Ambiente

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In