A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está reforçando o uso da ferramenta Farmapub, uma plataforma digital que permite a consulta da disponibilidade de medicamentos nas farmácias da rede de atenção primária à saúde no município. A ferramenta está disponível desde 2017.
Com acesso gratuito pela internet ou aplicativo para celulares Android, a Farmapub oferece informações atualizadas sobre o estoque de medicamentos nas unidades da zona urbana da capital. O sistema foi criado com o objetivo de evitar deslocamentos desnecessários, proporcionando mais agilidade e praticidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Maíra Oliveira Nery, diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica da Semusa, a ferramenta pode ser acessada por meio de navegadores de internet, pesquisando “Farmapub”, ou pelo aplicativo instalado em dispositivos móveis. “Trata-se de uma plataforma de consulta que permite ao cidadão, profissionais de saúde e usuários do SUS verificarem onde há disponibilidade do medicamento necessário”, explicou.
A busca pode ser feita pelo princípio ativo do medicamento, e a plataforma indica em qual unidade o item está disponível. Além disso, o sistema utiliza geolocalização para apontar a farmácia mais próxima e traçar a rota até o local.
Além da consulta ao estoque, a Farmapub também reúne orientações sobre como obter medicamentos fornecidos pelo SUS, funcionando como um instrumento educativo e de apoio à população.
A iniciativa foi reconhecida nacionalmente em 2018, durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), como exemplo de inovação no serviço público.
A Farmapub integra as ações da Prefeitura para modernizar os serviços de saúde e ampliar o acesso a informações sobre medicamentos gratuitos oferecidos na rede municipal. A Semusa recomenda que a população consulte a plataforma antes de se dirigir às unidades, especialmente usuários de medicamentos de uso contínuo.
