A seleção brasileira voltou ao grupo das primeiras colocadas no ranking da Fifa, divulgado nesta quarta-feira (19). Com a nova pontuação, o Brasil subiu para o 5º lugar e garantiu posição entre as cabeças de chave do sorteio da Copa do Mundo de 2026. A definição segue o desempenho recente das equipes e determina a formação dos potes do Mundial. As informações são da Agência Brasil.
O topo da lista segue liderado pela Espanha, seguida por Argentina, França e Inglaterra. Logo atrás do Brasil aparecem Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha, que também ocuparão lugares no pote principal. Além desses países, México, Canadá e Estados Unidos — sedes da próxima Copa — já tinham vaga assegurada entre os cabeças de chave.
A competição de 2026 terá uma estrutura inédita, com 48 seleções distribuídas em 12 grupos. É a primeira mudança do formato desde 1998, quando o Mundial passou a contar com 32 equipes. O sorteio das chaves ocorrerá em 5 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), em Washington D.C.
Os potes serão formados por ordem de ranking, sendo que o quarto incluirá também seleções classificadas via repescagens mundial e europeia. A abertura do torneio está marcada para 11 de junho de 2026, no Estádio Azteca, na Cidade do México, e a final será disputada em 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
🇧🇷🇩🇪🇭🇷 📈
The latest #FIFARanking 👀
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) November 19, 2025
Potes do sorteio
Pote 1: México, EUA, Canadá, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Senegal, Japão, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
Pote 3: Noruega, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Costa do Marfim, Tunísia, Catar, Uzbequistão, Arábia Saudita, África do Sul e Panamá.
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Nova Zelândia, Haiti, Curaçao, quatro vagas da repescagem da Uefa e duas da repescagem mundial.
