O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (21) a prisão do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). A decisão foi tomada após a divulgação de imagens que indicam que o parlamentar está em Miami, nos Estados Unidos, mesmo estando proibido de deixar o Brasil. A íntegra da decisão ainda não foi publicada. As informações são da Agência Brasil.
A presença de Ramagem nos EUA foi revelada pelo site PlatôBR, que registrou o deputado entrando em um condomínio na cidade norte-americana. O episódio ocorreu apesar de medidas cautelares impostas por Moraes, que incluíam a entrega de todos os passaportes nacionais e estrangeiros.
Condenado a 16 anos de prisão no processo da trama golpista, Ramagem ainda recorria em liberdade quando teria deixado o país. Até o momento, não há confirmação oficial sobre as circunstâncias da viagem.
A Câmara dos Deputados informou que não recebeu qualquer comunicação sobre deslocamento do parlamentar ao exterior e que não autorizou missão oficial. A Casa também afirmou que Ramagem apresentou atestados médicos referentes aos períodos de 9 de setembro a 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro.
Após a divulgação da suposta fuga, deputados do PSOL acionaram o STF pedindo a prisão do ex-diretor da Abin. A defesa do parlamentar informou que não comentará o caso.
