Rondônia Direta
No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Meio Ambiente
Rondônia Direta
No Result
View All Result
Home Política

CPMI do INSS é encerrada sem relatório final após rejeição de parecer

Comissão termina sem consenso e envia documentos a órgãos de investigação

Redação Por Redação
30/03/2026
Em Política
Foto: Lula Marques / Agência Brasil

Foto: Lula Marques / Agência Brasil

EnviarCompartilhar

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS foi encerrada sem a aprovação de um relatório final após sete meses de trabalho. O parecer apresentado pelo deputado Alfredo Gaspar (União-AL) foi rejeitado por 19 votos a 12, impedindo a conclusão formal dos trabalhos. As informações são da Agência Brasil.

Logo após o resultado, o presidente da comissão, Carlos Viana (Podemos-MG), decidiu encerrar a CPMI sem submeter à votação o relatório alternativo elaborado por parlamentares da base governista.

Relatório alternativo não foi analisado

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentou questão de ordem para que o texto alternativo fosse apreciado, mas o pedido foi rejeitado pela presidência da comissão, que também não designou relator para leitura do documento.

Mesmo sem relatório aprovado, Carlos Viana afirmou que as investigações terão continuidade. Cópias do parecer rejeitado serão encaminhadas a instituições como o Ministério Público Federal (MPF) e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Já o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) informou que o relatório da base governista será levado à Polícia Federal do Brasil.

Relator pedia indiciamento de mais de 200 pessoas

Com mais de 4 mil páginas, o relatório de Alfredo Gaspar solicitava o indiciamento de 216 pessoas, incluindo empresários, ex-dirigentes do INSS, parlamentares e nomes ligados ao Banco Master, como o empresário Daniel Vorcaro.

O documento também citava Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, sob suspeita de recebimento de valores indiretos.

Base governista apresentou versão própria

O relatório alternativo, apresentado por parlamentares aliados ao governo, pedia o indiciamento de 201 pessoas. Entre os nomes citados estão o ex-presidente Jair Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apontados no documento como integrantes de suposta organização criminosa.

Investigação apurou fraudes em benefícios

Instalada em agosto de 2025, a CPMI investigou descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de possíveis irregularidades em empréstimos consignados.

Os trabalhos foram encerrados após decisão do STF que negou a prorrogação da comissão. Nas semanas finais, o colegiado também foi alvo de críticas por supostos vazamentos de informações sigilosas obtidas durante as investigações.

Notícias Relacionadas

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Política

Bolsonaro recebe alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta hospitalar na manhã desta sexta-feira (27) e já está...

Por Redação
27/03/2026
Foto: Lula Marques / Agência Braasil
Política

Justiça italiana aceita extradição de Carla Zambelli

Corte de Apelação decide a favor do envio da ex-deputada ao Brasil

Por Redação
26/03/2026
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Política

Lula cobra solução para endividamento das famílias brasileiras

Governo quer facilitar pagamento de dívidas e ampliar educação financeira

Por Redação
26/03/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RONDONIADIRETA.COM

No Result
View All Result

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Meio Ambiente

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.