Porto Velho (RO)
Rondônia Direta
  • Home
  • Política
    Foto: Ricardo Stuckert / PR

    Lula e Trump discutem tarifas, comércio e segurança em reunião na Casa Branca

    Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

    Lula critica prisão de ativista brasileiro em Israel e cobra libertação imediata

    Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

    Lula anuncia novo Desenrola para quem ganha até R$ 8,1 mil

    Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

    Alckmin espera diálogo e “boa química” em encontro entre Lula e Trump

    Foto: Lula Marques / Agência Brasil

    Bolsonaro tem alta hospitalar após passar por cirurgia no ombro

    Foto: Lula Marques / Agência Brasil

    Congresso derruba veto de Lula e mantém PL da Dosimetria

  • Justiça
    Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

    Operação Compliance Zero mira senador Ciro Nogueira e amplia apuração sobre fraudes financeiras

    Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

    Flávio Dino proíbe criação de novos penduricalhos para juízes e membros do MP

    Foto: Banco Master / Divulgação

    Defesa de Daniel Vorcaro entrega proposta de delação premiada à PGR e à PF

    Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

    Fachin diz que respeita decisão do Senado que barrou Messias

    Foto: Carlos Moura / SCO / STF

    “Brasil perde a oportunidade de ter um grande ministro”, diz Mendonça

    Foto: Lula Marques / Agência Brasil

    Moraes vota para condenar Eduardo Bolsonaro por difamação no STF

  • Geral
    Foto: Leandro Morais / Secom

    Prefeitura de Porto Velho abre concursos com mais de 70 vagas para nível superior

    Foto: Secom / Alero

    FGV atrasa sem explicação a divulgação de resultados em concurso da ALE/RO

    Foto: José Cruz / Agência Brasil

    Nova lei garante até três dias de folga para exames preventivos sem desconto

    Foto: Divulgação / Polícia Federal

    Operação da PF apura alta irregular de combustíveis em 11 estados e no DF

    Foto: Wesley Pontes / Secom

    Prefeitura de Porto Velho convoca aprovados em processo seletivo para atuar nas escolas

    Foto: Angela Maria / Secom

    Alfabetização em Rondônia ganha destaque nacional com Selo Prata do MEC

  • Economia
    Fernando-Haddad-3-Foto-Valter-Campanato-Agência-Brasil

    Problema da dívida pública está nos juros, não no déficit, diz Haddad

    Banco-Master-2-Foto-Rovena-Rosa-Agência-Brasil

    FGC inicia pagamento de clientes do Banco Master com até R$ 250 mil

    Lula-e-Ursula-Mercosul-UE-Foto-Tânia-Rêgo-Agência-Brasil

    Lula e Ursula destacam que acordo Mercosul-UE beneficiará a todos

    Lula-Salário-Mínimo-Foto-Ricardo-Stuckert-PR

    Lula diz que salário mínimo é baixo, mas aponta importância de direito

    Lula-14-Foto-Valter-Campanato-Agência-Brasil

    Lula reúne STF, BC, PF e Receita para debater combate ao crime

    Lula-5-Foto-Marcelo-Camargo-Agência-Brasil

    Lula cita caso Master e defende PEC da Segurança Pública

  • Esporte
    São-Paulo-x-Corinthians-2-Foto-Paulo-Pinto-São-Paulo-FC

    Corinthians x São Paulo: onde assistir ao vivo, horário e escalações do jogo do Paulistão

    Arena-BRB-Mané-Garrincha-Foto-Divulgação-CBF-Arena-BSB

    Flamengo x Corinthians: Supercopa Rei será decidida em Brasília em 1º de fevereiro

    Palmeiras-3-Foto-Cesar-Greco-Palmeiras

    Palmeiras x Mirassol: onde assistir ao vivo, horário e escalações do jogo do Paulistão

    Fluminense-2-Foto-Marcelo-Gonçalves-Fluminense-FC

    Boavista x Fluminense: onde assistir ao vivo, horário e escalações do jogo do Cariocão

    Atlético-MG-Renan-Lodi-1-Foto-Divulgação-Atlético-MG

    Atlético-MG anuncia o lateral-esquerdo Renan Lodi

    Santos-3-Foto-Raul-Baretta-Santos-FC

    Santos x Novorizontino: onde assistir ao vivo e escalações do jogo do Paulistão

  • Meio Ambiente
    Foto: Hellon Luiz / Secom

    Porto Velho inaugura Escritório de Governança para reforçar gestão ambiental

    Plano-Clima-Foto-Valter-Campanato-Agência-Brasil

    Plano Clima é aprovado para orientar políticas no país até 2035

    Incêndio-COP30-Foto-Reprodução-de-Vídeo

    Incêndio atinge área da Blue Zone na COP30 em Belém

    Amazônia-Garimpo-Foto-Policía-Federal-Divulgação

    Presença de facções criminosas na Amazônia cresce 32% em um ano

    Lula-COP30-2-Foto-Bruno-Peres-Agência-Brasil

    Lula diz que COP30 não seria viável sem Cúpula dos Povos

    COP30-Porto-Velho-Foto-Isabella-Leite-Secom

    COP30: Porto Velho busca parcerias para projetos ambientais e urbanos sustentáveis

No Result
View All Result
Rondônia Direta
No Result
View All Result
Home Justiça

Toffoli: decisão sobre instância do caso Master sairá após inquérito

Gabinete do ministro divulgou nota que detalha pontos da investigação

Por Agência Brasil
29/01/2026
Em Justiça
Dias-Toffoli-Foto-ASCOM-STF

Foto: ASCOM / STF

1.5k
VIEWS
Compartilhar no FacebookEnviar no WhatsApp

O gabinete do ministro Dias Toffoli, relator do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou nesta quinta-feira (29) uma nota em que busca esclarecer detalhes sobre as investigações.

Em um de seus principais pontos, o texto afirma que o eventual envio do caso para a primeira instância da Justiça Federal somente será decidido após a Polícia Federal concluir a apuração.

“Encerradas as investigações, será possível examinar os casos para eventual remessa às instâncias ordinárias, sem a possibilidade de que se apontem nulidades em razão da não observância do foro por prerrogativa de função ou de violação da ampla defesa e do devido processo legal.”

A competência do Supremo para conduzir as investigações é um dos pontos controversos em torno do processo.

O caso chegou à Corte após a PF ter encontrado uma menção ao nome de um deputado federal entre documentos apreendidos, mas que até o momento não resultaram em suspeita de ilícito.

Segundo a nota, o texto divulgado “esclarece principais andamentos” do inquérito sobre o Master, que apura irregularidades e possíveis fraudes nas negociações de compra do banco pelo BRB, instituição financeira pública do Distrito Federal (DF).

Sigilo máximo

Outro ponto que causou polêmica foi o fato de Toffoli ter declarado sigilo máximo sobre o caso, medida que foi determinada dias depois de ele ter viajado em um jatinho particular no qual também estaria o advogado de um dos diretores investigados do Master.

O comunicado destaca que o sigilo “já havia sido decretado pelo juízo de primeiro grau”, e que foi mantido “a fim de evitar vazamentos que pudessem prejudicar as investigações”.

“Em todos os âmbitos, as investigações continuam a ser realizadas normalmente e de forma regular, sem prejuízo da apuração dos fatos, mantidos os sigilos necessários em razão das diligências ainda em andamento”, acrescenta a nota.

Pressão

O ministro tem sido alvo de pressões cada vez maiores para deixar a relatoria do caso. Em especial, após decisões que foram consideradas incomuns, como a determinação de que materiais apreendidos fossem enviados ao Supremo, em Brasília, mesmo antes de serem periciados pela PF.

Também foram publicadas reportagens sobre um fundo ligado ao Master que teria adquirido a participação de familiares de Toffoli, incluindo dois irmãos, em um resort no Paraná. O ministro ainda não se manifestou sobre o episódio.

A decisão sobre a permanência do caso Master no Supremo depende, em um primeiro momento, da decisão do próprio ministro Dias Toffoli.

Leia abaixo a íntegra do comunicado divulgado pelo gabinete do ministro:

Nota do Gabinete do Ministro Dias Toffoli

Gabinete esclarece principais andamentos do caso Master no STF

1.⁠ ⁠O Ministro Dias Toffoli foi escolhido, por sorteio, para ser o relator da operação Compliance Zero no Supremo Tribunal Federal em 28 de novembro de 2025;

2.⁠ ⁠No dia 3 de dezembro de 2025, após o exame preliminar dos autos, houve a determinação, em caráter liminar, para que o processo fosse remetido ao Supremo Tribunal Federal, mantidas e validadas todas as medidas cautelares já deferidas, bem como o sigilo que já havia sido decretado pelo juízo de primeiro grau, a fim de evitar vazamentos que pudessem prejudicar as investigações;

3.⁠ ⁠Da análise preliminar dos documentos, o Ministro relator verificou, em 15 de dezembro de 2025, a absoluta necessidade da realização de diligências urgentes, não só para o sucesso das investigações, mas também como medida de proteção ao Sistema Financeiro Nacional e às pessoas que dele se utilizam, determinando, no prazo inicial de trinta dias, a oitiva dos principais investigados para esclarecer, em detalhes e com apresentação dos respectivos documentos, as denúncias em apuração;

4.⁠ ⁠Na mesma oportunidade, houve a determinação de oitiva dos dirigentes do Banco Central do Brasil sobre questões de sua atribuição envolvendo as atividades do Banco Master e de possíveis desdobramentos envolvendo outras instituições financeiras;

5.⁠ ⁠As oitivas dos presidentes dos bancos envolvidos no caso e do diretor do Banco Central responsável pela fiscalização das instituições ocorreram no dia 30 de dezembro de 2025, inclusive com a acareação, que se mostrou necessária, entre Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa;

6.⁠ ⁠Após o exame do material contido nos autos e com parecer favorável do Procurador-Geral da República, foi julgada parcialmente procedente a reclamação, para reconhecer a competência da Suprema Corte a fim de supervisionar as investigações que envolvem a operação Compliance Zero, decisão contra a qual não foi apresentado recurso;

7.⁠ ⁠No curso do processo, todos os pedidos de reconhecimento de nulidades formulados pelas defesas dos investigados, inclusive por violação de prerrogativa de foro, foram rejeitados, assim como foi indeferido um pedido de composição amigável entre as partes apresentado pela defesa de Daniel Vorcaro;

8.⁠ ⁠Aberto o inquérito policial correspondente, que corre em sigilo em razão de diligências ainda em andamento, foram ouvidos alguns investigados pela autoridade policial entre os dias 26 e 27 de janeiro de 2026. A autoridade policial pediu a prorrogação do prazo para a conclusão das investigações por mais sessenta dias, o que foi deferido;

9.⁠ ⁠Paralelamente à operação Compliance Zero, outras operações foram encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal, dentre as quais, uma realizada na cidade do Rio de Janeiro, que foi prontamente devolvida à primeira instância, e outra efetivada em São Paulo por determinação da Suprema Corte, trazida ao Supremo Tribunal Federal por iniciativa direta da Procuradoria-Geral da República;

10.⁠ ⁠Em todos os âmbitos, as investigações continuam a ser realizadas normalmente e de forma regular, sem prejuízo da apuração dos fatos, mantidos os sigilos necessários em razão das diligências ainda em andamento;

11.⁠ ⁠Encerradas as investigações, será possível examinar os casos para eventual remessa às instâncias ordinárias, sem a possibilidade de que se apontem nulidades em razão da não observância do foro por prerrogativa de função ou de violação da ampla defesa e do devido processo legal.

Conteúdo Relacionado

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Justiça

Operação Compliance Zero mira senador Ciro Nogueira e amplia apuração sobre fraudes financeiras

Polícia Federal cumpre mandados em quatro estados e no DF após autorização do STF; investigação apura corrupção, lavagem de dinheiro...

07/05/2026
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Justiça

Flávio Dino proíbe criação de novos penduricalhos para juízes e membros do MP

Ministro do STF afirma que pagamento de benefícios não autorizados pode gerar responsabilização penal e administrativa

07/05/2026
Foto: Banco Master / Divulgação
Justiça

Defesa de Daniel Vorcaro entrega proposta de delação premiada à PGR e à PF

Banqueiro do Banco Master negocia acordo que pode envolver políticos e magistrados investigados

07/05/2026
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Justiça

Fachin diz que respeita decisão do Senado que barrou Messias

Presidente da Corte aguarda "com serenidade" escolha de novo ministro

29/04/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RONDONIADIRETA.COM

No Result
View All Result
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Economia
  • Esporte
  • Meio Ambiente

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.