Rondônia Direta
  • Home
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Economia
  • Meio Ambiente
No Result
View All Result
Rondônia Direta
  • Home
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Economia
  • Meio Ambiente
No Result
View All Result
Rondônia Direta
No Result
View All Result
Home Justiça

STF mantém condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

Primeira Turma rejeita recursos da defesa e mantém penas; Moraes decidirá sobre prisão dos condenados na ação penal do golpe.

Redação Por Redação
09/11/2025
Em Justiça
0 0
0
Bolsonaro-Condenado-STF-2-Foto-Fabio-Rodrigues-Pozzebom-Agência-Brasil

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros seis réus na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado. As informações são da Agência Brasil.

Com placar de 4 votos a 0, os ministros rejeitaram os embargos de declaração apresentados pelas defesas, que buscavam evitar a execução das penas em regime fechado. Os votos foram proferidos pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, e pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. O ministro Luiz Fux não votou, pois, após ter defendido a absolvição de Bolsonaro no julgamento anterior, foi transferido para a Segunda Turma do tribunal.

Com a conclusão do julgamento virtual, caberá agora ao ministro Alexandre de Moraes definir quando Bolsonaro e os demais condenados começarão a cumprir as penas. A decisão ocorrerá após o trânsito em julgado do processo, quando não houver mais possibilidade de recurso. Embora a defesa possa insistir em novos pedidos, as chances de reversão são consideradas remotas, já que a lei prevê embargos infringentes apenas quando há, no mínimo, dois votos pela absolvição — o que não ocorreu neste caso.

Leia Também

Exército comunica ao STF que general condenado pode receber visita íntima na prisão

Mendonça assume inquérito do Banco Master e define próximos passos com a PF

No julgamento realizado em setembro, o STF condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão. Também foram condenados o ex-ministro e candidato a vice-presidente Walter Braga Netto, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ministro do GSI Augusto Heleno, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem.

As penas deverão ser cumpridas conforme o vínculo funcional de cada réu. Militares e delegados poderão ficar em alas especiais da Papuda, em Brasília, ou em instalações militares. Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar por outro processo, poderá ter o mesmo regime mantido caso a defesa comprove razões médicas, a exemplo do que ocorreu com o ex-presidente Fernando Collor.

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, não recorreu da decisão por ter firmado acordo de colaboração premiada. Ele já cumpre pena em regime aberto, sem uso de tornozeleira eletrônica.

Com a rejeição dos recursos, o processo contra Bolsonaro e seus ex-ministros se aproxima do desfecho. A execução das penas dependerá da decisão de Alexandre de Moraes, que deve definir nos próximos dias se as prisões serão efetivadas imediatamente ou após novas manifestações das defesas.

CompartilharEnviar
Postagem anterior

Audiência na Assembleia debate regularização do garimpo no Rio Madeira

Próxima postagem

Entenda próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RONDONIADIRETA.COM

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Home
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Economia
  • Meio Ambiente

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In