O técnico Carlo Ancelotti convocou, nesta segunda-feira (3), a seleção brasileira masculina de futebol para os amistosos contra Senegal e Tunísia, na Europa. A lista traz novidades como Luciano Juba, do Bahia, e o retorno de Vitor Roque, do Palmeiras, e Fabinho, do Al-Ittihad, ambos novamente chamados após longo período fora da equipe. As informações são da Agência Brasil.
Os confrontos, marcados para os dias 15 e 18 de novembro, serão os últimos compromissos do Brasil em 2025. A equipe enfrentará o Senegal no Emirates Stadium, em Londres, às 13h (horário de Brasília), e a Tunísia no Decathlon Stadium, em Lille, às 16h30. Ambas as seleções já estão classificadas para a Copa do Mundo de 2026.
Durante a coletiva na sede da CBF, Ancelotti afirmou que a convocação busca consolidar uma base para o Mundial e observar atletas que ainda não haviam sido testados. “Mudamos muito a equipe nos últimos jogos e isso foi positivo. Agora quero avaliar jogadores como Fabinho, Luciano Juba e Vitor Roque, que está fazendo um bom campeonato. Vamos ter uma equipe mais definida nesses amistosos”, disse o treinador italiano.
A lista conta com sete jogadores que atuam no Brasil — um aumento em relação à convocação anterior, quando apenas quatro atletas do futebol nacional foram chamados. Entre eles, estão Alex Sandro e Danilo, ambos do Flamengo, e Fabrício Bruno, do Cruzeiro. O zagueiro foi mantido apesar de falhas recentes, e Ancelotti destacou a confiança no jogador. “Ele saiu triste do jogo contra o Japão, mas não avaliamos um atleta apenas por um erro. Ele tem jogado bem e acreditamos em seu potencial”, afirmou.
O treinador também comentou que ainda não definiu os 17 ou 18 nomes que certamente estarão na lista final da Copa do Mundo. Segundo ele, os próximos meses serão decisivos. “Temos seis meses importantes pela frente e mais uma Data Fifa em março, quando enfrentaremos seleções europeias. A lista definitiva vai depender do desempenho e das condições físicas dos atletas”, explicou.
Após os amistosos de novembro, o Brasil terá mais duas janelas de preparação antes do Mundial de 2026, que será disputado no Canadá, México e Estados Unidos. Em março, a seleção jogará nos EUA, e, em junho, fará o último amistoso no Brasil antes da convocação final. O adversário será definido após o sorteio dos grupos da Copa, marcado para 5 de dezembro.
Convocados
GOLEIROS
Bento – Al-Nassr
Ederson – Fenerbahçe
Hugo Souza – Corinthians
DEFENSORES
Alex Sandro – Flamengo
Caio Henrique – Mônaco
Danilo – Flamengo
Éder Militão – Real Madrid
Fabrício Bruno – Cruzeiro
Gabriel Magalhães – Arsenal
Luciano Juba – Bahia
Marquinhos – Paris Saint Germain
Paulo Henrique – Vasco da Gama
Wesley – Roma
MEIO-CAMPISTAS
Andrey Santos – Chelsea
Bruno Guimarães – Newcastle
Casemiro – Manchester United
Fabinho – Al-Ittihad
Lucas Paquetá – West Ham
ATACANTES
Estêvão – Chelsea
João Pedro – Chelsea
Luiz Henrique – Zenit
Matheus Cunha – Manchester United
Richarlison – Tottenham
Rodrygo – Real Madrid
Vinicius Jr. – Real Madrid
Vitor Roque – Palmeiras
