Rondônia Direta
No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Meio Ambiente
Rondônia Direta
No Result
View All Result
Home Justiça

Alexandre de Moraes reúne autoridades do Rio para apurar operação com 121 mortos

Ministro do STF, relator temporário da ADPF das Favelas, busca informações sobre a Operação Contenção, a mais letal da história do Rio de Janeiro

Redação Por Redação
03/11/2025
Em Justiça
Alexandre-de-Moraes-2-Foto-Rosinei-Coutinho-STF

Foto: Rosinei Coutinho / STF

EnviarCompartilhar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes realiza, nesta segunda-feira (3), uma série de reuniões com autoridades do Rio de Janeiro para colher informações sobre a Operação Contenção, ação policial ocorrida na semana passada (11) que deixou 121 mortos, segundo o governo estadual. As informações são da Agência Brasil.

As reuniões acontecem na capital fluminense e têm como objetivo apurar circunstâncias e consequências da operação, considerada a mais letal da história do estado. Pela manhã, Moraes esteve com o governador Cláudio Castro e com integrantes da cúpula da Segurança Pública no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Nenhum dos participantes concedeu entrevista à imprensa após o encontro.

Durante a tarde, o ministro deve se reunir com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, o defensor público-geral, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Moraes é o relator temporário da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, conhecida como ADPF das Favelas, que estabelece diretrizes para reduzir a letalidade policial e garantir maior controle das operações em comunidades. Ele assumiu a relatoria após a aposentadoria do ministro Luiz Roberto Barroso, autor de decisões importantes que limitaram o uso da força policial em áreas densamente povoadas.

No domingo (2), Moraes determinou a preservação rigorosa e integral dos elementos materiais relacionados à Operação Contenção, incluindo documentos, gravações e relatórios policiais, para garantir a integridade das investigações.

O ministro permanecerá à frente da ADPF das Favelas até a nomeação de um novo integrante para o STF. As reuniões desta segunda-feira devem embasar futuras decisões sobre o cumprimento das normas que regulam operações de segurança no Rio, especialmente diante do elevado número de mortes que reacendeu o debate sobre violência policial e controle de abusos do Estado.

Conteúdo Relacionado

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Justiça

STF decide que piso salarial nacional vale para professores temporários

Foto: Tom Costa / MJSP
Justiça

Governo federal prepara programa nacional de combate ao crime organizado

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Justiça

Moraes amplia restrição de drones para 1 km em área da casa de Bolsonaro

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Justiça

PM comunica ao STF troca de carregador da tornozeleira de Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Justiça

Empresário é alvo de operação por financiar acesso ilegal a dados de ministros do STF

Foto: Lula Marques / Agência Brasil
Justiça

Moraes marca depoimento de Eduardo Bolsonaro em ação penal no STF

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RONDONIADIRETA.COM

No Result
View All Result

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Meio Ambiente

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.