Para aproximar a população das ações governamentais e ampliar a oferta de serviços públicos com mais praticidade, o Governo de Rondônia implementou novas funcionalidades no Portal do Cidadão. As atualizações vão desde melhorias na comunicação institucional até a inclusão de serviços digitais, fortalecendo a transparência e o relacionamento com os cidadãos.
De acordo com a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), uma das novidades é um espaço exclusivo para notícias com informações sobre programas, projetos e políticas públicas do Governo de Rondônia. O objetivo é facilitar o acesso às ações do Estado e permitir que a população acompanhe com mais clareza o que está sendo realizado.
O portal também passou a integrar 14 novos serviços da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), órgão responsável pela fiscalização e controle sanitário animal e vegetal. Entre os novos serviços estão:
- Cadastro de Produtor/Propriedade Rural para Soja;
- Atendimento a notificações de doenças obrigatórias;
- Credenciamento para exames de brucelose e tuberculose.
Desses, três serviços são totalmente digitais, eliminando a necessidade de atendimento presencial e proporcionando mais agilidade e economia de tempo para os usuários.
Outra melhoria foi a integração dos atendimentos do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que agora podem ser realizados diretamente no Portal do Cidadão. Além disso, os usuários podem acompanhar seus processos online, sem sair de casa.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que as melhorias representam avanços na digitalização dos serviços públicos. “Essas mudanças fortalecem a transparência e tornam o governo mais próximo da população, oferecendo soluções tecnológicas acessíveis a todos”, afirmou.
Já o superintendente da Setic, Delner Freire, enfatizou que o objetivo é transformar o Portal do Cidadão em uma plataforma cada vez mais completa. “Estamos investindo em tecnologia para facilitar o acesso aos serviços públicos e garantir uma comunicação mais eficiente com a sociedade”, explicou.
Navegação facilitada no celular
A plataforma também passou a oferecer uma experiência aprimorada para usuários de dispositivos iOS, com a possibilidade de adicionar um atalho do Portal do Cidadão à tela inicial do aparelho, funcionando de forma semelhante a um aplicativo. Um guia interativo com o passo a passo da configuração foi incluído para orientar os usuários.
