Ensino profissionalizante em Rondônia impulsiona oportunidades para mulheres no mercado

Educação profissional em Rondônia cresce, oferecendo novas oportunidades para mulheres, com destaque para cursos como Mecânica e Beleza.

Ensino profissionalizante em Rondônia impulsiona oportunidades para mulheres no mercado - Foto: João Albuquerque / Secom - Governo de Rondônia

Porto Velho (RO) – A democratização do ensino profissionalizante em Rondônia está gerando novas oportunidades para as mulheres. O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) tornou-se a porta de entrada para o público feminino no mercado de trabalho, inclusive em capacitações antes procuradas apenas por alunos do sexo masculino.

Na Escola Móvel de Mecânica de Motocicletas, por exemplo, embora a frequência seja majoritariamente masculina, vem crescendo o número de mulheres nessa área. O Espaço Maker, que se diferencia de um ambiente escolar convencional por oportunizar a construção do saber com atividades teórica e práticas, simultaneamente, integra a estratégia do governo de Rondônia em levar conhecimento até o aluno, por meio do ensino itinerante. Além da unidade flexível de Mecânica de Motocicleta, a instituição conta com escolas móveis nas áreas de Panificação e Confeitaria, Imagem Pessoal, Informática; Máquinas Agrícolas, Frigorífico e Piscicultura.

Empreendedorismo feminino

Entre as escolas móveis, a de Imagem Pessoal é a que mais atrai mulheres interessadas em atuarem no promissor segmento da beleza, seja conquistando um emprego ou abrindo o próprio negócio. Paula Juliana Soares Bies, 30 anos, optou pelo empreendedorismo. Depois do Curso de Maquiagem Profissional em 2024, abriu o próprio estúdio no Bairro Tucumanzal, em Porto Velho.

Sobre a nova conquista, a maquiadora lembra que, esse sempre foi o seu sonho. “Desde minha infância, vi na área da beleza a oportunidade de crescer profissionalmente. Maquiava parentes para festas até me capacitar e abrir o meu próprio negócio. Empreender não é fácil e a persistência é a chave para o sucesso”, declarou a empreendedora que comemora o fato de estar com agenda lotada, principalmente devido ao período de Carnaval.

Longe do ‘glamour’ dos cursos de embelezamento que faz parte do dia a dia das mulheres, a Escola Móvel de Mecânica de Motocicletas aos poucos vai sendo frequentada por alunas interessadas em ocuparem novos espaços. É o caso de Ana Clara Miranda, 30 anos, que mora no Bairro Ayrton Senna, na Capital. “Tenho o objetivo de não apenas aprender, mas também entrar nesse ramo de trabalho para demonstrar que lugar de mulher é onde ela decididamente quiser estar”, defende a estudante que fez o primeiro curso na área, em fevereiro de 2025.

Mulher Protegida

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as novas conquistas do público feminino na educação profissional é resultado do fortalecimento das políticas públicas em benefício das mulheres que estão sendo implementadas pela gestão estadual nos últimos anos. Entre as ações com esse propósito, está a criação de projetos e programas, a exemplo do Mulher Protegida, que atende ao público feminino em situação de vulnerabilidade social. “O governo de Rondônia procura fortalecer a participação das mulheres em todos os segmentos da sociedade”, evidenciou.

Segundo a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, a expansão do ensino profissionalizante em Rondônia garante mais conquistas femininas. “Graças à capacitação, muitas mulheres estão se tornado protagonistas da sua própria trajetória. A partir do momento em que consegue a autonomia financeira, a mulher se motiva a buscar novos horizontes “, ressaltou.

Com informações da Secom/Governo de Rondônia

Cobertura do Rondônia Direta
Quer ficar por dentro das principais notícias de Rondônia e do Brasil? Siga o Rondônia Direta nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no InstagramThreads e no YouTube. Acompanhe!

Sair da versão mobile