Rondônia Direta
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Economia
  • Meio Ambiente
No Result
View All Result
Rondônia Direta
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Economia
  • Meio Ambiente
No Result
View All Result
Rondônia Direta
No Result
View All Result
Home Meio Ambiente

Porto Velho inaugura Escritório de Governança para reforçar gestão ambiental

Redação Por Redação
20/03/2026
Em Meio Ambiente
0 0
0
Foto: Hellon Luiz / Secom

Foto: Hellon Luiz / Secom

A Prefeitura de Porto Velho inaugurou, nesta quarta-feira (18), o Escritório de Governança do Programa União com Municípios, instalado no Prédio do Relógio. A nova estrutura tem como objetivo fortalecer a gestão ambiental e ampliar a capacidade de monitoramento e prevenção de riscos em todo o território municipal.

A iniciativa ocorre em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e integra uma estratégia nacional de enfrentamento ao desmatamento, alinhada ao Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) e ao Decreto nº 11.687/2023.

Centro de inteligência ambiental e integração institucional

O escritório funcionará como um centro de inteligência, reunindo tecnologia, planejamento e articulação entre diferentes áreas da administração pública. Com a nova estrutura, será possível acompanhar indicadores ambientais com maior precisão, antecipar riscos e planejar ações integradas relacionadas ao controle do desmatamento, prevenção de incêndios florestais e resposta a eventos climáticos extremos.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Miguel, destacou que a articulação entre os entes públicos permitirá ampliar a captação de recursos e melhorar ações de fiscalização e proteção ambiental.

Já a coordenadora-geral do ministério, Nazaré Lima Soares, ressaltou que o escritório vai gerar informações técnicas qualificadas sobre áreas urbanas e rurais, contribuindo diretamente para o planejamento de políticas públicas em setores como drenagem, infraestrutura e monitoramento ambiental.

Atuação conjunta e foco no desenvolvimento sustentável

A iniciativa envolve diversas secretarias municipais, além da Defesa Civil e da Superintendência dos Distritos, fortalecendo a atuação integrada no âmbito do Programa União com Municípios.

O assessor executivo da Secretaria de Governo, Cássio Vidal, relacionou a criação do escritório aos desafios climáticos enfrentados na região, como secas, cheias e episódios de fumaça. Segundo ele, a estrutura permitirá decisões mais estratégicas e eficientes na gestão pública.

Com investimentos superiores a R$ 16 milhões em Rondônia, o projeto também contribui para ações de regularização fundiária, assistência técnica rural e apoio à agricultura familiar.

O prefeito Léo Moraes afirmou que a entrega representa um avanço na organização das políticas ambientais e no uso de dados para promover desenvolvimento sustentável e qualidade de vida na capital e nos distritos.

Conteúdo Relacionado

Plano-Clima-Foto-Valter-Campanato-Agência-Brasil
Meio Ambiente

Plano Clima é aprovado para orientar políticas no país até 2035

O Plano Clima foi aprovado pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM) na última segunda-feira (15) e deverá começar a valer nos próximos dias, com a publicação...

Por Agência Brasil
16/12/2025
Incêndio-COP30-Foto-Reprodução-de-Vídeo
Meio Ambiente

Incêndio atinge área da Blue Zone na COP30 em Belém

Um foco de incêndio atingiu a área da Blue Zone da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, na tarde desta quinta-feira.

Por Redação
20/11/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Receita antecipa liberação do programa do IRPF 2026 para download

20/03/2026
Foto: Márcio Ferreira / MT

Novas regras para frete passam a valer em todo o Brasil

20/03/2026
Foto: Tiago Stille / Gov Ceará

Senado aprova uso imediato de tornozeleira para agressor de mulher

20/03/2026
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

MEC aplica sanções a mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho

20/03/2026
Foto: Hellon Luiz / Secom

Porto Velho inaugura Escritório de Governança para reforçar gestão ambiental

20/03/2026

RONDONIADIRETA.COM

No Result
View All Result

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Economia
  • Meio Ambiente

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In