Rondônia Direta
No Result
View All Result
Rondônia Direta
No Result
View All Result
Rondônia Direta
No Result
View All Result
Home Uncategorized

Rio tem maior operação em 15 anos e a mais letal no estado; ação deixa 64 mortos

Operação Contenção mobiliza 2,5 mil agentes nos complexos do Alemão e da Penha

Redação Por Redação
16/11/2025
Em Uncategorized
0 0
0
Operação-Rio-de-Janeiro-Foto-Fernando-Frazão-Agência-Brasil

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

O governo do Rio de Janeiro realiza a maior operação de segurança dos últimos 15 anos, com 2,5 mil policiais civis e militares mobilizados nos complexos do Alemão e da Penha. Batizada de Operação Contenção, a ação tem o objetivo de prender lideranças do Comando Vermelho e conter a expansão territorial da facção. O balanço parcial indica ao menos 64 mortos, número que já torna a operação a mais letal da história recente do estado. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com o governo estadual, a operação foi deflagrada após mais de um ano de investigação e 60 dias de planejamento. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça com base em inquéritos conduzidos pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).

Até o momento, o balanço oficial registra 81 pessoas presas, 72 fuzis apreendidos e grande quantidade de drogas ainda em processo de contabilização.

Durante entrevista coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o governador Cláudio Castro afirmou que o Estado “atua com força máxima e de forma integrada” e declarou que o objetivo é reafirmar a presença do poder público nos territórios. “Os verdadeiros donos dessas áreas são os cidadãos de bem, trabalhadores. Seguiremos firmes na luta contra o crime organizado”, disse.

Castro classificou o enfrentamento como uma resposta ao que chamou de “narcoterrorismo”, alegando que criminosos utilizam “tecnologia de guerra, drones, bombas e armamentos pesados”. Segundo ele, as forças de segurança estão preparadas para lidar com a situação.

A operação levou o município do Rio de Janeiro ao estágio 2 de atenção, que indica risco de ocorrência de alto impacto. Conforme o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura, há interdições temporárias em vias nas zonas norte e oeste, incluindo os bairros do Alemão, Penha, Chapadão, São Francisco Xavier, Freguesia e Taquara. Mais de 100 linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados.

Contexto e repercussão

Nas redes sociais, termos como “Comando Vermelho” e “Hell de Janeiro” figuram entre os mais comentados. Usuários compartilharam vídeos que mostram tiroteios e fumaça em diferentes regiões da cidade.

Estudo divulgado em 2023 pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (Geni/UFF), em parceria com o Instituto Fogo Cruzado, apontou que o Comando Vermelho foi a única facção criminosa a expandir seu domínio territorial entre 2022 e 2023, com crescimento de 8,4%. A facção passou a controlar 51,9% das áreas dominadas por grupos armados no Grande Rio, superando as milícias.

Segundo o levantamento, o Comando Vermelho retomou 242 km² que haviam sido perdidos em 2021, quando as milícias controlavam 46,5% das áreas e a facção, 42,9%.

O governo do estado informou que a Operação Contenção continuará nos próximos dias, com foco na captura de lideranças e no bloqueio de rotas de fuga e abastecimento das facções. Organizações de direitos humanos pediram que as autoridades assegurem transparência nos dados e o respeito às normas de atuação policial durante as ações.

Notícias Relacionadas

Vasco-3-Foto-Matheus-Lima-Vasco

Vasco x Chapecoense: horário, local e onde assistir ao vivo pelo Campeonato Brasileiro

Vasco e Chapecoense se enfrentam nesta quinta-feira (5), às 20h (de Brasília), no Estádio São...

Brasil-2-Foto-Rafael-Ribeiro-CBF

Brasil encerra 2025 na 5ª posição do ranking de seleções da Fifa

O Brasil encerra o ano de 2025 na 5ª colocação do ranking de seleções da...

Ramagem-e-Eduardo-Bolsonaro-Fotos-Carolina-Antunes-PR-e-Marcelo-Camargo-Agência-Brasil

Câmara cancela passaporte diplomático de Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro

A Câmara dos Deputados determinou o cancelamento dos passaportes diplomáticos dos ex-deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP)...

Flávio Dino-3-Foto-Fabio-Rodrigues-Pozzebom-Agência-Brasil

Dino suspende trecho de PL que libera emendas do orçamento secreto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino suspendeu neste domingo (21) os efeitos...

Vasco-x-Corinthians-6-Foto-Matheus-Lima-Vasco

Vasco e Corinthians se reencontram para decisão da Copa do Brasil

O torneio mais democrático - e milionário - do país chega ao fim neste domingo...

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RONDONIADIRETA.COM

No Result
View All Result

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Meio Ambiente

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In