Rondônia Direta
No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Meio Ambiente
Rondônia Direta
No Result
View All Result
Home Uncategorized

Lula se oferece para mediar diálogo entre Estados Unidos e Venezuela

Durante encontro com Donald Trump na Malásia, presidente brasileiro propõe intermediação diplomática e defende soluções pacíficas na América do Sul

Redação Por Redação
26/10/2025
Em Uncategorized
Lula-Trump-Venezuela-Foto-Ricardo-Stuckert-PR

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se colocou à disposição para atuar como interlocutor entre os Estados Unidos e a Venezuela. A informação foi confirmada neste domingo (26) pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, após reunião entre Lula e o presidente norte-americano Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com o chanceler brasileiro, Lula destacou que a América do Sul é uma região de paz e defendeu que os países busquem soluções mutuamente aceitáveis para evitar o agravamento das tensões no continente. “O presidente Lula levantou o tema e disse que a América Latina e a América do Sul, onde estamos, é uma região de paz. Ele se prontificou a ser um contato, um interlocutor, como já foi no passado, com a Venezuela, para se buscar soluções que sejam aceitáveis e corretas entre os dois países”, afirmou Vieira.

Nas últimas semanas, a tensão na região aumentou após os Estados Unidos enviarem tropas terrestres e um porta-aviões para o Caribe. O governo Trump também bombardeou embarcações, sob a justificativa de combater o narcotráfico que abastece o mercado norte-americano.

A ofensiva integra a campanha antidrogas lançada pela administração norte-americana e foi interpretada pelo governo de Nicolás Maduro como uma tentativa de desestabilizar o regime venezuelano. Para Maduro, o reforço militar tem como objetivo tirá-lo do poder.

A disposição de Lula em mediar o diálogo ocorre em um contexto de tensões diplomáticas e militares crescentes entre Washington e Caracas. O governo brasileiro busca reforçar o papel do país como agente de equilíbrio regional e defensor da solução pacífica de conflitos na América do Sul.

EnviarCompartilhar

Notícias Relacionadas

Vasco-3-Foto-Matheus-Lima-Vasco

Vasco x Chapecoense: horário, local e onde assistir ao vivo pelo Campeonato Brasileiro

Vasco e Chapecoense se enfrentam nesta quinta-feira (5), às 20h (de Brasília), no Estádio São Januário, pela 2ª rodada do...

Brasil-2-Foto-Rafael-Ribeiro-CBF

Brasil encerra 2025 na 5ª posição do ranking de seleções da Fifa

O Brasil encerra o ano de 2025 na 5ª colocação do ranking de seleções da Fifa, anunciou a entidade máxima...

Ramagem-e-Eduardo-Bolsonaro-Fotos-Carolina-Antunes-PR-e-Marcelo-Camargo-Agência-Brasil

Câmara cancela passaporte diplomático de Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro

A Câmara dos Deputados determinou o cancelamento dos passaportes diplomáticos dos ex-deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ).

RONDONIADIRETA.COM

No Result
View All Result

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Editorial
  • Geral
  • Justiça
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Meio Ambiente

© 2026 | Rondoniadireta.com - Todos os direitos reservados.