Comdecom

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) ampliou a oferta de camisinhas para o carnaval, são 400 mil unidades para garantir diversão com responsabilidade ao folião. Os interessados podem retirar o preservativo, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde, UPA’s, Ana Adelaide e também nos blocos.

O objetivo da ação é evitar infecções como sífilis, hepatites, HIV, HPV, entre outras. Além dos preservativos, também está disponível, ao cidadão, o teste rápido que, nos dias de carnaval, podem ser feitos nas UPA’s Sul e Leste e no Ana Adelaide. Basta uma gota de sangue e, em apenas 30 minutos, pode-se ter o resultado se a pessoa adquiriu HIV, sífilis ou hepatite B ou C.

Também está disponível a profilaxia por medicamentos (PEP), para quem foi exposto a uma situação de risco. Mas essa medida previne apenas o HIV. A equipe da vigilância em saúde tem atuado nos blocos carnavalescos com a distribuição de preservativos e, em parceira com o comitê de trânsito, orientado o folião para não misturar álcool e direção.

As equipes estarão nos blocos:

Dia 1/3 no bloco Us Dy Fora – circuito Areal/Centro

Dia 2/3 Banda do Vai Quem Quer – circuito Caiari/Centro

Por Comdecom