Números positivos foram mostrados ao Conass – Foto: Ítalo Ricardo

Apresentação dos projetos para 2019 e estrutura de cursos com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) nas áreas de Planejamento e Gestão, regionalização e Organização de Redes de Atenção à Saúde, Vigilância e Promoção à Saúde, Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, foram debatidas pelo secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, a secretária adjunta Katiane Maia dos Santos, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e o secretário do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, durante reunião técnica realizada nesta semana, em Porto Velho.

Durante a reunião foi feita a apresentação da situação atual do projeto de Planificação da Saúde no Estado de Rondônia, nas regiões do Café, Central, Vale do Guaporé e Cone Sul. Os números foram mostrados  pelo Grupo Condutor Estadual da Planificação da Saúde em Rondônia, responsável pelo acompanhamento nos municípios.

O grupo apresentou ainda resultados do planejamento estratégico para realização de oficinas com técnicos e profissionais de Saúde que atuam no programa estadual de planificação.

De acordo com o secretário Fernando Máximo, a Planificação da Saúde é um plano de ação voltado para a atenção básica de saúde – porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) – em todos os municípios do Estado. Segundo as diretrizes básica do programa, a meta é derrubar os índices negativos colecionados pela maioria das prefeituras, e avançar na prevenção de doenças evitáveis, responsáveis pelo inchaço no atendimento de alta complexidade, a chamada atenção especializada (ES), nas unidades da rede estadual de Rondônia.

Durante os debates, foram apresentadas novas propostas para avanço da planificação nas Regiões de Saúde Madeira Mamoré, Vale do Jamari e Zona da Mata.

RESULTADOS

Um vídeo mostrando os avanços que a implantação da planificação trouxe a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) foi exibido pela coordenação do programa. De maneira lúdica, o vídeo mostra como pequenos protocolos podem contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento, humanização e satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O QUE É O CONASS

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), fundado em 3 de fevereiro de 1982, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público, e que congrega os secretários e seus substitutos legais – gestores oficiais das Secretarias de Estado de Saúde dos Estados e do Distrito Federal. Tem sede e foro na capital da República.

Por Zacarias Pena Verde/Secom – Governo de Rondônia