Comdecom

Os secretários de Saúde do Município de Porto Velho e do Estado, Eliana Pasini e Fernando Máximo, respectivamente, participaram, na última terça-feira (5/2), de reunião com representantes da assessoria técnica do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e da Comissão de Implantação da Planificação da Atenção Primária à Saúde, para alinhar o processo de trabalho e dar início a planificação na capital.

A planificação é um projeto de fortalecimento da atenção básica desenvolvido desde 2007, pelo Conass, através de oficinas presenciais e tutoriais, para reestruturação da rede básica de atendimento nos municípios, com o apoio do Governo do Estado.

O secretário-executivo do Conass, Jurandir Frutuoso, ressaltou a importância de Porto Velho iniciar o processo, que já está em andamento em vários estados do Brasil e tem tido bons resultados. “A proposta está em andamento em outros municípios de Rondônia, agora chegou a vez de Porto Velho. Será um grande avanço. A equipe do Conass capacita as equipes de gestoras estaduais que, a seu critério, reproduz essas oficinas para as equipes regionais e municipais”.

O projeto deve iniciar em abril e, a princípio, quatro unidades básicas de saúde serão escolhidas para receber as oficinas. Eliana Pasini está engajada em tornar a planificação uma realidade, pelos impactos positivos que vai gerar, ampliando as ações das linhas e cuidados, desde a atenção primária a alta complexidade.

“Já estamos fazendo um levantamento, para saber quais os ajustes são necessários para iniciarmos o projeto e, assim, melhorarmos a qualidade no atendimento e também os indicadores do município”.

Por Comdecom