Saúde

Parcerias apoiam coleta e doação de sangue em Porto Velho e no interior de Rondônia

Deitado na cadeira da sala de coleta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), o cabo do 5º Batalhão da Polícia Militar Diomedes Batista de Souza sorri ao doar plaquetas. “Venho aqui há 25 anos, desde que entrei na PM”, diz o porto-velhense de 44 anos, pai de três filhos.

Plaquetas (ou trombócitos) são células sanguíneas produzidas na medula óssea e que na formação de coágulos de sangue, a fim de impedir uma hemorragia sempre que houver necessidade. Salva pessoas com leucemia e muitos acidentados no trânsito, por exemplo.

O doador permanece na cadeira uma hora ou mais, para a retirada e armazenamento na centrífuga. Assim ocorreu com Diomedes de Souza. Depois é feita a separação de componentes e em seguida ele recebe de volta o sangue

Nos valores de referência, os níveis normais de plaquetas no sangue de um adulto oscilam entre 150 mil e 450 mil por milímetro cúbico.

O setor de captação da Fhemeron está intensificando as ligações para os doadores O e A negativo em razão do baixo estoque.  O calendário de doadores de plaqueta aférese já está elaborado em consonância com a responsável técnica, médica Ana Carolina.

Segundo o Ministério da Saúde, cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. A Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério alertou sobre a queda nos estoques durante o Carnaval. Em hemocentros de todo o País a redução nas doações chega à média de 25%, já que muitas pessoas viajam nesta época do ano.

O período é de maior exigência de sangue, geralmente em razão do número de acidentes de trânsito e de ocorrências de violência, muitas vezes provocadas por excesso no consumo de álcool.

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron – volta às atenções para o início das campanhas de doação de sangue no mês de fevereiro visando reforçar o estoque do banco de sangue que abastece diversas unidades da saúde do Estado. Neste sábado, dia 3, a partir das 7h, as atividades serão realizadas no município de Alta Floresta do Oeste e em Porto Velho.

 “É importante conscientizar a população da necessidade de participar desta campanha, com essa ação, o doador estará salvando vidas de pessoas que dependem desta transfusão, principalmente neste período que antecede o carnaval. Prevendo um aumento de situações que necessitem de transfusões, o órgão está convidando os moradores a doar sangue”, disse o presidente da Fhemeron, Sid Orleans estimulando a coleta externa.

Nos dias 5 e 9 a coleta geral será feita nas dependências do Clube de Diretores Lojistas, das 8h às 18h.

Parceiro do Curso Excelência, o Tribunal de Justiça de Rondônia promoverá coleta em suas dependências, neste sábado (3), das 7h15 às 13h, na rua José Camacho, esquina com Avenida Farquhar.

“Na derradeira vez, essa parceria resultou em 82 doadores cadastrados na recepção e 60 bolsas coletadas”, informou a responsável pela captação, assistente social Maria Luíza Pereira.

Outra coleta será feita em parceria com o gabinete do vereador Pastor Edésio Fernandes, sábado dia 10 de fevereiro, também pela manhã.

Ainda no sábado, 10, haverá coleta no horário de 7h15 às 13h30 na sede da Fhemeron (Avenida Jorge Teixeira, Setor Industrial). Nos dias 12 e 13, segunda e terça-feira de carnaval, não haverá atendimento. Já na quarta-feira de cinzas, os serviços funcionam das 13h às 17h.

O setor de captação de doadores mobilizará a comunidade usando horários televisivos, de rádio, e mídias sociais. A Fhemeron oferece o transporte de doadores.

Paraense de Garrafão do Norte (25 mil habitantes), Francisco Souza Barros, 33, chegou há uma semana a Porto Velho e sensibilizou-se com o apelo da Fhemeron. Doou sangue na manhã de hoje.

Chefe de cozinha, Francisco disse que espera voltar mais vezes à Fhemeron. “Me sinto bem”.

A vida de alguém pode estar nas suas veias – este é o slogan

Das 715 às 18h de sábado próximo, a Igreja Universal do Reino de Deus fará a campanha Sangue Universal, com tradição de suprir o estoque da Fhemeron antes do seu esgotamento neste período do ano.

“Essa igreja é uma de nossas fortes parceiras”, comentou a assistente social Maria Luíza.

Evangelistas, obreiros, pastores e esposas ajudam pacientes que precisam de sangue nos hospitais e incentiva seus fiéis a doar sangue especialmente nos feriados, entre os quais o carnaval.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 68 anos (menores de idade necessitam de autorização dos pais ou responsáveis), manter hábitos de vida saudáveis e não estar tomando medicamentos. A pessoa deve levar um documento de identificação com foto e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Veja como funcionam as unidades da Fhemeron na Capital e no Interior de Rondônia:

HEMOCENTRO COORDENADOR DE PORTO VELHO
Nos dias 10 e 12, sábado e segunda-feira de carnaval, a Fhemeron atende das 7h15 ao meio-dia.

HEMOCENTRO REGIONAL DE ARIQUEMES

Nos dias 1º e 2 de fevereiro, horário especial das 17h as 21h, além de dos atendimentos diários nos demais dias, segunda a sexta-feira de 7h00 às 13h.

HEMOCENTRO REGIONAL DE CACOAL
Nos dias 5 e 9, em parceria com o Clube de Diretores Lojistas, haverá coleta durante toda semana, nas dependências do CDL, das 8h às 18h.

HEMOCENTRO REGIONAL DE JI-PARANÁ
Nos dias 7 e 8, das 7h às 19h, além dos atendimentos diários nos demais dias, segunda a sexta-feira de 7h as 19h.

HEMOCENTRO REGIONAL DE ROLIM DE MOURA
No dia 3 haverá coleta externa no município de Alta Floresta d’Oeste, das 8h às 18h, no Hospital Municipal. E também, nos demais dias, de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h.

HEMOCENTRO REGIONAL DE VILHENA
Nos dias 3 e 8, o Hemocentro Regional de Vilhena e a Igreja Adventista do Sétimo Dia coletarão nas dependências da Fhemeron, das 18h às 22h. Além desse expediente haverá atendimento diário nos demais dias, de segunda a sexta-feira de 7h às 13h.

Francisco, com uma semana em Porto Velho, doa pela primeira vez

Fonte: Secom – Governo de Rondônia


COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close