Esporte

Fase Metropolitana do Joer começa dia 6 de junho em Porto Velho

A fase metropolitana dos  Jogos Escolares de Rondônia (Joer), que tem como sede a cidade de Porto Velho, será realizada no período de 6 a 15 de junho e contará com a participação de Candeias do Jamari, distrito de Triunfo, Itapuã do Oeste, além dos distritos de Jacy-Paraná, Nova Mutum, União Bandeirantes e do baixo Madeira, como São Carlos, Calama, Papagaios, Santa Catarina, Nazaré e Cuniã.

A gerente substituta de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), Marcineia Aparecida de Oliveira, disse que houve mudanças na forma de realização dos jogos, “a partir desta edição os jogos individuais e coletivos serão realizados ao mesmo tempo”, disse. Ao todo serão 17 modalidades nos olímpicos, sendo 7 nas modalidades coletivas, sendo: futebol, futsal, basquetebol, handebol, voleibol de praia e voleibol.

Nas modalidades individuais são: atletismo, natação, ciclismo, judô, taekwondo, luta olímpica, xadrez, tênis de mesa e badminton. A etapa paraolímpica será realizada junto com a etapa olímpica nas regionais e as modalidades são as seguintes nas paraolímpicas são: atletismo, natação, Tênis de mesa, bocha e bocha convencional, futebol de 7, judô e futsal.

O chefe do Núcleo de Esporte Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), professor Expedito Santana, disse que os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2018 serão disputados nos gêneros masculino e feminino em duas categorias, sendo o infantil de 12 a 14 anos e o juvenil de 15 a 17 anos.

Expedito Santana explicou que os Jogos Escolares de Rondônia tem a finalidade de promover, por meio da prática desportiva, a inter-relação sócio educativa, educacional e cultural entre jovens que fazem parte das escolas de educação básica do estado de Rondônia, propiciando aos mesmos a oportunidade de participar na construção da cidadania, elevando os ideais de fraternidade, solidariedade, cultura da paz entre os povos e também o “fair-play”, expressão do inglês que significa modo leal de agir, conceito está vinculado à ética no meio esportivo.

Os Jogos Escolares reúnem estudantes e profissionais das diversas regiões do estado, que atuam com o desporto educacional, promovendo assim o intercâmbio social entre os mesmos, além de fomentar o surgimento de novos talentos esportivos, sempre norteados pelos princípios do respeito e da compreensão mútua.

Os Jogos Escolares de Rondônia são realizados pelo governo do estado, por meio da secretaria de Educação (Seduc), executado pela Diretoria Geral de Educação (DGE), através da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece/Seduc) e Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) dos municípios, instituídos pelo Artigo 216 da Constituição do estado de Rondônia e pela Lei nº 2.028 de 10/03/2009 e regido pelas regras oficiais das modalidades vigentes no país e os constantes deste Regulamento Geral Específicos e demais elementos reguladores surgidos antes ou durante a realização dos jogos.

Calendário Joer Fase Regional

De 06 a 15 de junho de 2018 – Fase Regional Metropolitana

1 – Porto Velho (sede)

2 – Candeias do Jamari e distrito de Triunfo

3 – Itapuã do Oeste

4 – Distritos de Porto Velho, Jacy-Paraná, Nova Mutum, União bandeirantes e distritos do baixo Madeira, Calama, São Carlos, Papagaios, Santa Catarina, Nazaré e Cuniã.

De 15 a 20 de junho de 2018 – Fase Regional Centro

1 – Cacoal (sede)

2 – Espigão do Oeste

3 – Ministro Andreazza

4 – Parecis

5 – Pimenta Bueno

6 – Primavera de Rondônia

7 – São Felipe do Oeste

De 22 a 27 de junho de 2018 – Fase Centro Oeste

1 Ji-Paraná (sede)

2 – Alvorada do Oeste

3 – Mirante da Serra

4 – Nova União

5 – Ouro Preto do Oeste

6 – Presidente Médici

7 – Teixeirópolis

8 – Urupá

9 – Vale do Paraíso

De 29 de junho a 4 de julho de 2018 – Fase Regional Norte

1 – Ariquemes (sede)

2 – Alto Paraíso

3 – Buritis

4 – Cacaulândia

5 – Campo Novo de Rondônia

6 – Cujubim

7 – Monte Negro

8 – Rio Crespo

De 6 a 11 de julho de 2018 – Fase Regional Cone Sul

1 – Cerejeiras (sede)

2 – Cabixi

3 – Chupinguaia

4 – Colorado do Oeste

5 – Corumbiara

6 – Pimenteiras do Oeste

7 – Vilhena

De 22 a 27 de junho de 2018 – Fase Regional Guaporé

1 – Costa Marques (sede)

2 – São Francisco do Guaporé

3 – São Miguel do Guaporé

4 – Seringueiras

De 06 a 11 de julho de 2018 – Fase regional Mamoré

1 – Guajará Mirim (sede)

2 – Nova Mamoré

3 – Distritos de Porto Velho (BR-364)

4 – Seringueiras

De 15 a 20 de junho de 2018 – Fase Regional Zona da Mata

1 – Alta Floresta do Oeste (sede)

2 – Alto Alegre dos Parecis

3 – Castanheiras

4 – Nova Brasilândia do Oeste

5 – Novo Horizonte do Oeste

6 – Rolim de Moura

7 – Santa Luzia do Oeste

De 29 de junho a 4 de julho de 2018 – Fase Regional Noroeste

1 – Jaru (sede)

2 – Governador Jorge Teixeira

3 – Machadinho do Oeste

4 – Theobroma

5 – Vale do Anari.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia


COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close