Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Classificado após superar o Grêmio Novorizontino nas quartas de finais, o Palmeiras irá encarar o São Paulo neste sábado (30), às 18h, no estádio do Morumbi, pela partida de ida das semifinais do Campeonato Paulista. Será o primeiro encontro eliminatório dos dois rivais desde a semifinal do Campeonato Paulista 2008, quando o Alviverde superou o time tricolor, avançou para a final e foi campeão estadual.

Atualmente, o Palmeiras ostenta cinco vitórias consecutivas contra o São Paulo. Foram triunfos por 4 a 2 (Brasileiro), 2 a 0 (Paulista), 3 a 1 (Brasileiro), 2 a 0 (Brasileiro) e 1 a 0 (Paulista) – três vezes no Allianz Parque, uma no Morumbi e uma no Pacaembu. A última série tão grande aconteceu entre 1995 e 1997, quando o Verdão venceu seis vezes seguidas.

11 JOGOS DE INVENCIBILIDADE

O Palmeiras não sabe o que é perder há 11 partidas: em 2019, o time de Felipão sofreu apenas uma derrota, que aconteceu em fevereiro. Desde então, acumulou sete vitórias e quatro empates: venceu do Bragantino (2 a 0), Ituano (3 a 2), Junior Barranquilla-COL (2 a 0), Melgar-PER (3 a 0), São Paulo (1 a 0), Ponte Preta (1 a 0) e Grêmio Novorizontino (5 a 0), e empatou com a Ferroviária (0 a 0), Santos (0 a 0), Mirassol (1 a 1) e Grêmio Novorizontino (1 a 1).

CAMPEONATO PAULISTA: TIME QUE MENOS PERDEU

Com apenas um revés sofrido em toda a competição até aqui, o Palmeiras é o time que menos perdeu no campeonato, de forma isolada. Os dados estão atualizados até o jogo de volta das quartas de final.

CAMPEONATO PAULISTA: TIME QUE MENOS SOFRE GOL

O Palmeiras continua como dono isolado da melhor defesa do Campeonato Paulista, com seis tentos sofridos ao longo do torneio, seguido da Ponte Preta, com oito. Os dados estão atualizados até o segundo jogo das quartas de final. Vale lembrar que o Palmeiras também teve a defesa menos vazada no Brasileirão 2018, quando conquistou o decampeonato da competição nacional – naquele torneio, o Alviverde foi vazado apenas 26 vezes em 38 rodadas.

CAMPEONATO PAULISTA: TIME MAIS CAÇADO

O Palmeiras é o time que mais sofre faltas no Campeonato Paulista: o Alviverde foi parado nada menos que 230 vezes, de forma isolada. Em seguida, vem o São Paulo, com 229 infrações marcadas a seu favor. Os dados são do Footstats e estão atualizados até o jogo de volta das quartas de final.

CAMPEONATO PAULISTA: TIME QUE MAIS DRIBLA

O Palmeiras é a equipe que mais acumula dribles no Campeonato Paulista: são 93 ao todo, isolado, à frente do São Paulo, com 90. Os dados são do Footstats e estão atualizados até o jogo de volta das quartas de final.

DUDU: MAIS MINUTOS EM 2019

Além de ser o jogador que mais entrou em campo em 2019, participando de 14 das 16 partidas possíveis, ao lado de Bruno Henrique, Dudu também é o recordista em minutos no ano, de forma isolada, com 1194 ao todo, somando todas as competições (já considerando eventuais acréscimos concedidos pela arbitragem).

DUDU: JOGADOR MAIS CAÇADO DO CAMPEONATO PAULISTA

Se coletivamente o Palmeiras ocupa o primeiro posto dentre os times que mais sofrem faltas no Campeonato Paulista (230), seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. Apenas o atacante Dudu foi parado 52 vezes por seus adversários, fato que torna o camisa 7 do Verdão o jogador mais caçado do torneio, seguido de Wesley, meia do já eliminado Bragantino, com 36. Os dados são do Footstats e estão atualizados até o jogo de volta das quartas de final.

MIGUEL BORJA: 99 JOGOS PELO PALMEIRAS

Contratado pelo Verdão em 2017, Borja sagrou-se artilheiro do grupo palmeirense em 2018, com 20 gols, além de ter sido goleador máximo do Campeonato Paulista e da Libertadores do ano passado (com sete e nove tentos, respectivamente). O colombiano – que inclusive representou o Verdão na Copa do Mundo da Rússia 2018 – pode chegar ao seu 100º jogo contra o São Paulo. Hoje, com 99 partidas no Alviverde, o camisa 9 contabiliza um total de 33 gols marcados – números que já o colocam dentre os 10 estrangeiros que mais fizeram gols pelo clube e no top 100 dos maiores artilheiros do Verdão em todos os tempos, independentemente da nacionalidade.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL

Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma, ao todo,  222 vitórias, 123 empates e 109 derrotas no comando da equipe alviverde. Foram 454 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Desde que retornou ao clube, em julho de 2018, Felipão participou de 46 partidas – 30 triunfos, 12 empates e quatro reveses.

LUIZ FELIPE SCOLARI: SÉRIE INVICTA CONTRA O SÃO PAULO

O último revés sofrido por Felipão no comando do Palmeiras em jogos diante do Tricolor Paulista aconteceu em 2010, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro (2 a 0 a favor do rival). De 2011 a 2019, foram sete jogos disputados: três vitórias do atual comandante palestrino e outros quatro empates.

LUIZ FELIPE SCOLARI: TÉCNICO COM MAIS SEMIFINAIS

Dentre os treinadores que comandam os quatro clubes semifinalistas do Paulista 2019, Luiz Felipe Scolari é quem detém o maior número de disputas desta fase do Estadual. Esta será a 6ª atuação de Felipão em uma semifinal do certame. As outras cinco foram em 1998, 1999, 2000, 2011 e 2012. Carille figura em três semifinais de Paulista (2017, 2018 e 2019 – todas pelo Corinthians), Vágner Mancini em duas (2009, pelo Santos, e 2019, pelo São Paulo) e Jorge Sampaoli chega pela primeira vez nesta etapa da competição.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: RETROSPECTO GERAL

Palmeiras e São Paulo se enfrentaram 312 vezes ao longo da história, com 105 vitórias do Verdão, 99 empates e 108 do Tricolor (408 gols palestrinos e 407 são-paulinos).  Vale lembrar que estes dados contabilizam confrontos entre os dois times a partir de 1936. Entre 1930 e 1935, o São Paulo da Floresta cruzou o caminho esmeraldino 16 vezes. Foram cinco vitórias, sete empates e quatro derrotas. O Verdão marcou 24 gols e foi vazado em 25 oportunidades.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: RETROSPECTO NO CAMPEONATO PAULISTA

Considerando apenas clássicos válidos pelo torneio estadual, o Verdão não perde para o rival desde 2009. Entre 2010 e 2019, foram 10 jogos disputados no período: o Palmeiras venceu sete vezes e empatou em outras três oportunidades (19GP e 4GC). Ao todo, foram 162 partidas disputadas pelos dois clubes no Paulista, com 52 vitórias do Verdão, 45 empates e 65 triunfos tricolores – 205 gols marcados contra 232 sofridos.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: FIM DO TABU

O último encontro entre Palmeiras e São Paulo no estádio do Morumbi, em outubro de 2018, durante a caminhada alviverde rumo ao título do Campeonato Brasileiro, marcou o fim do tabu de 16 anos sem triunfos palestrinos na casa do rival. O Verdão venceu por 2 a 0, com gols do zagueiro Gustavo Gómez e do atacante Deyverson. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o time verde e branco foi a campo com Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Luan, Gustavo Gómez, Victor Luis; Felipe Melo, Moisés, Lucas Lima (Bruno Henrique); Hyoran (Willian), Dudu e Deyverson.

PALMEIRAS x SÃO PAULO: ÚLTIMO JOGO

A partida mais recente entre Palmeiras e São Paulo foi disputada no dia 16 de março deste ano, válida pela primeira fase do Campeonato Paulista 2019. Com mando tricolor, o jogo aconteceu no estádio do Pacaembu e terminou com vitória palmeirense por 1 a 0 – o tento foi anotado pelo atacante Carlos Eduardo, aos 34 minutos da segunda etapa, após bela tabela com Dudu e grande finalização de fora da área. Naquela oportunidade, o Verdão foi a campo com Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Gustavo Gómez e Victor Luis; Felipe Melo e Moisés (Bruno Henrique); Dudu (Jean), Ricardo Goulart e Gustavo Scarpa; Borja (Carlos Eduardo).

Foto: Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação

Fonte: Departamento de Comunicação do Palmeiras – www.palmeiras.com.br