SaúdeÚltimas Notícias

Ações de saúde bucal beneficiam indígenas de Rondônia e Amazonas

This section contains some shortcodes that requries the Jannah Extinsions Plugin. You can install it from the Theme settings menu > Install Plugins.

O Distrito Sanitário Especial Indígena Vilhena (RO) promoveu, na semana de 11 a 15⁄12,, a ação “Amigos do Sorriso” na aldeia Curva, município de Brasnorte (MT). O projeto é uma iniciativa da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), por meio do DSEI Vilhena, visando atender mais de 300 indígenas que vivem na região.

De acordo com a dentista Sara Nágela, o mutirão de saúde bucal atende pela primeira vez, in loco, todos os indígenas da etnia rikbaktsa.”Utilizamos nossa unidade móvel odontológica, que é equipada  para realizar as consultas e procedimentos, com a intenção de sanar as necessidades odontológicas dos indígenas”.

Além das atividades com foco no tratamento, a ação visa a promoção da saúde bucal por meio de atividades de educação em saúde, com ações de escovação e conscientização da comunidade, que são realizadas pelos dentistas, técnicos de saúde bucal e Agentes Indígenas de Saúde (AIS).

As ações fazem parte da política do Ministério da Saúde, por meio do programa Brasil Sorridente Indígena, que visa ampliar a oferta de atendimento odontológico a esses povos. No mês passado, o MS entregou 2,6 milhões de kits de higiene bucal para mais de 750 mil indígenas de todo país. Para a aquisição desse material, foram investidos R$ 4 milhões.

Amazonas – O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro (AM) realizou no final do mês passado uma ação que resultou em mais de mil escovações supervisionadas no Polo Base de Taracuá, no extremo oeste do Amazonas. A atividade acompanhada pela equipe de saúde bucal da localidade teve como foco ampliar as ações de prevenção, que vem obtendo bons resultados e minimizando os tratamentos odontológicos de maior complexidade. Só neste ano, as ações neste DSEI atenderam mais de 7 mil indígenas.

Foto: DSEI Vilhena/Divulgação

Fonte: Tiago Pegon, do Nucom SESAI – Portalms.saude.gov.br

[divider]

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close