Deputada Ieda Chaves indica realização de cursos de capacitação para moradores do Cristal da Calama, em Porto Velho. As iniciativas incluem formações nas áreas de Informática, Mecânica de Motocicletas e Imagem Pessoal
Em busca de promover a qualificação profissional e facilitar o acesso ao mercado de trabalho para os jovens, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou três indicações ao governo de Rondônia. As propostas visam levar escolas móveis de Informática, Mecânica de Motocicletas e Imagem Pessoal ao Residencial Cristal da Calama, em Porto Velho.
As indicações (8437/2024, 8438/2024 e 8439/2024) solicitam que o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), disponibilize os cursos para os moradores da região. As demandas foram apresentadas pela liderança local e também presidente da Associação de Moradores e Amigos do Cristal da Calama (AMACC), Dúlia Passos.
“A capacitação profissional é uma ferramenta essencial para a inserção de pessoas no mercado de trabalho, oferecendo a oportunidade de uma formação prática e especializada, voltada para uma área de crescente demanda no mercado”, destacou Ieda Chaves nos documentos.
Os cursos, segundo a parlamentar, possibilitarão aos participantes adquirir conhecimentos técnicos que poderão ser aplicados tanto na obtenção de empregos formais quanto na geração de renda autônoma. “Além disso, o projeto contribui para a redução da vulnerabilidade social, criando oportunidades reais de desenvolvimento pessoal e profissional para os moradores”, completou.
Compromisso
De acordo com a Lei Complementar 908/2016, que criou o Idep, o Instituto tem como objetivo a formação do indivíduo para o universo laboral, por meio de processo de ensino e aprendizagem que lhe oportuniza a apreensão de conhecimentos e habilidades para permitir o exercício das profissões técnicas.
Com informações da Assessoria Parlamentar