UNIR recebe o maior congresso de Comunicação do Norte do Brasil

O campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) vai receber neste mês de maio o maior evento da área de Comunicação no Norte do país. Trata-se do XVII Congresso Regional Norte de Ciências da Comunicação, o Intercom Norte, que será realizado entre os dias 22 e 24 de maio.

A expectativa é de que até 500 congressistas, vindos de todos os estados da Região Norte, participem do evento. “É a primeira vez que o Intercom Norte acontece em uma cidade do interior da Amazônia, e é um grande privilégio ser a Unir a sediar o evento este ano”, disse o coordenador local do evento, professor Sandro Colferai, do Departamento de Jornalismo (Dejor/UNIR).

No congresso regional em Vilhena serão realizados 14 minicursos e oficinas e apresentados cerca de 300 trabalhos experimentais e científicos de Comunicação. Além disso, os organizadores locais estão preparando o Festival Intercom, um evento cultural aberto à comunidade local que irá acontecer durante todas as noites do evento, em frente ao campus, com apresentações artísticas, praça de alimentação e feira de artesanato.

As inscrições para o Intercom Norte 2018 seguem até o próximo dia 7 de maio, e podem ser feitas somente pelo site do evento, em https://www.intercomnorte.com.br/, onde constam também mais informações sobre o congresso. Acesse também a página do Intercom Norte no Facebook (https://www.facebook.com/IntercomNorte/) e o portal Intercom (http://www.intercom.org.br/).

O que é Intercom

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) foi fundada em 1977 e é a maior entidade do campo da Comunicação na América Latina. Todos os anos a Intercom realizada seis congressos, sendo cinco regionais, sempre no primeiro semestre, e um nacional, no segundo semestre.

No conjunto estes congressos são o maior evento de Comunicação da América Latina. Este ano o congresso nacional será realizado em Joinville (SC), na primeira semana de setembro, enquanto os congressos regionais acontecem em Belo Horizonte (MG), Juazeiro (BA), Campo Grande (MS) e Cascavel (PR), além do de Vilhena (RO).

O Intercom Norte, no campus da Unir em Vilhena, será o primeiro a ser realizado em 2018. “Sabemos da nossa responsabilidade, pois o Intercom Norte deste ano tem o mérito de inserir a Unir, e o estado de Rondônia, no circuito mais amplo do campo da Comunicação no Brasil e no nosso continente”, destacou o coordenador científico do Intercom Norte 2018, professor Allysson Viana.

Congresso para estudantes e pesquisadores

A principal característica dos congressos da Intercom é a integração entre estudantes e pesquisadores de diferentes níveis de formação e nos diversos momentos da carreira. Os eventos são compostos por Divisões Temáticas, em que são submetidos e apresentados trabalhos de estudantes de pós-graduação e de pesquisadores; Intercom Júnior, espaço em que são apresentados trabalhos científicos de estudantes e egressos de cursos de Comunicação; além de oficinas e minicursos. Na programação dos eventos também estão presentes conferências, palestras e mesas redondas.

A principal particularidade dos eventos são as mostras competitivas de produtos experimentais em Comunicação, o Expocom, que premia os principais produtos comunicacionais desenvolvidos em disciplinas das diferentes habilitações da área de Comunicação – Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio e TV, Internet, entre outras. No total, são 62 categorias disputadas em cada evento regional todos os anos, e os campões de cada região disputam o prêmio nacional no congresso brasileiro da Intercom.

Parceiros

O XVII Congresso Regional Norte de Ciências da Comunicação, Intercom Norte 2018, está sendo realizado pelo Departamento de Jornalismo do campus de Vilhena da Unir, e pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação. O evento tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), além da Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv), Instituto Federal de Rondônia (Ifro), SicoobCredisul, Prefeitura de Vilhena e Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Acre (Ascom-Ufac).

Fonte: UNIR

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*