Seminário de educação em Porto Velho destaca transformação do ensino no Ceará

Os bons indicadores conquistados na educação do Ceará e particularmente na cidade de Sobral serão destacados na palestra da vice-governadora daquele estado, Izolda Cela, nesta terça-feira, 5, quando ocorre o Seminário Maria Aparecida Rodrigues – Políticas Inovadoras para educação, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Sintero, a partir de 8h30.

O governo de Rondônia apoia a iniciativa promovida pelo Sindicato dos Servidores Federais (Sindsef). De acordo com dados do último Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de 2015, o Ceará lidera o ranking de escolas com os melhores indicadores da avaliação. Das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 77 estão no Ceará.

“Queremos que os gestores nos municípios e profissionais da educação de Rondônia conheçam a experiência de Sobral, que saiu de um IDEB nos anos iniciais de 4,9 em 2007, quando o índice foi criado, para 8,8 em 2015, ultrapassando a meta estabelecida para o Brasil, de nota 6.  É uma experiência enriquecedora, e que tornou o município cearense uma referencia no país”, disse o vice-governador Daniel Pereira, ao falar sobre o evento.

A palestra de Izolda Cela é Metodologia de Alfabetização, tratando da experiência de Sobral, prevista para 11h. Antes, o ex-governador do Acre Binho Marques irá falar sobre a experiência de reordenamento escolar na rede pública municipal e estadual, o que está previsto para 10 h.

Segundo Daniel Pereira, em Sobral mais de 40% das crianças com oito anos terminavam a segunda série sem saber ler. “O município apostou em um plano de gestão educacional, com foco na erradicação do analfabetismo, na diminuição da evasão escolar no processo seletivo dos diretores das escolas baseado na meritocracia e valorização dos professores,” afirma.

Estão previstas ainda palestras de Diego Ramiro, superintendente da Miura Investimentos, que abordará educação financeira e a participação do diretor da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Ricardo Bocalon.

O seminário tem patrocínio do consórcio Santo Antônio, e além do governo do Estado são apoiadores o Sintero, a Assembleia Legislativa e a Associação Rondoniense de Municípios (Arom).

Para o seminário foram convidados profissionais da educação de todos os municípios. Do evento irão participar o secretário de Estado da Educação Valdo Alves, prefeitos, gerentes e coordenadores regionais de Ensino.

SERVIÇO

O que: Seminário Maria Aparecida da Silva Rodrigues – Políticas Inovadoras para a Educação

Quando: 5 de dezembro de 2017

Onde: Porto Velho (RO)

Local: Sede do Sintero, à rua Rui Barbosa, 713, bairro Arigolândia

Informações: (69) 99981 – 2236, com professora Chaguinha

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*