Semed usa o cordel para incentivar a leitura na rede municipal

Para incentivar as crianças a prática da leitura, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está levando para as escolas da rede municipal o projeto “PortoVelhando em Cordel”, que consiste na construção de textos pelos alunos, valorizando as lendas e histórias da região, de forma que a cultura também seja promovida.

O projeto começou a ser executado ainda no ano passado nas escolas municipais de ensino fundamental Ermelindo Brasil, Elenilson Negreiros e Vôo da Juriti. Com foco nas turmas de 5º e 9º ano, a proposta trabalha a produção, publicação e motivação a leitura, fortalecendo o sentimento de pertencimento da terra. Os estudantes com idade média acima de nove anos produziram cordéis que estão sendo revisados para possível publicação.

O Portovelhando em Cordel é trabalhado de forma integrada dentro das disciplinas de Português, História e Geografia e é uma das propostas dentro do programa de fortalecimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que tem como uma das médias de desempenho a Prova Brasil aplicada nestas duas séries.

Fonte: Semed

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*