Sebrae realiza mais uma etapa do Programa de Formação de Facilitadores em Políticas Públicas 2018

Quarenta candidatos participam de atividades voltadas à Lei Geral nº 123/2006

Com participantes de todo o estado de Rondônia, o Sebrae realizou etapa do Programa de Formação de Facilitadores em Políticas Públicas 2018 com quarenta candidatos de Rondônia e Amazonas. O objetivo do programa é formar consultores que estimulem o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico regional, com foco na Lei Complementar nº 123/2006, que regulamenta as micro e pequenas empresas.

Segundo Maria Tereza, analista-técnica do Sebrae em Rondônia, “a formação desses facilitadores vai ajudar a desenvolver a economia do estado de uma maneira muito mais especial, porque eles são do município, conhecem a realidade local e as pessoas que podem desenvolver e fomentar a economia da cidade”.

“A gente prepara um conjunto de profissionais para atuar nesses municípios com essa consultoria porque é lá que a riqueza é gerada, onde estão os micro e pequenos negócios e seus empresários. Esses excelentes profissionais darão ao Sebrae maior capilaridade às ações que atendem a demandas dos municípios”, afirmou Valdemar Camata Junior, diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia.

Maria Tereza alerta que “a próxima etapa começa agora em abril e dura até novembro. Nesta etapa, os candidatos atuarão nas prefeituras, ou seja, cada candidato definirá um município e fará valer a lei geral da micro e pequena empresa nos quatro eixos: a Sala do Empreendedor, o Agente de Desenvolvimento, as Compras Públicas e a Desburocratização”.

Daniela Burkhard, consultora em políticas públicas, presta serviços para o Sebrae há 13 anos e comenta o potencial econômico do estado. “Este é meu terceiro ano na parceria com o Sebrae Rondônia trabalhando com o desenvolvimento econômico dos municípios dentro da área de políticas públicas. Rondônia tem um potencial maravilhoso, e os municípios são muito organizados. Existem pessoas com muita motivação, e, com atitude, nós podemos movimentar e fomentar a economia.”

Elias Garcia, consultor e coaching na cidade de Ariquemes e um dos participantes do Programa de Formação de Facilitadores em Políticas Públicas 2018, afirma que se sente preparado para ir a campo. “O curso tem uma importância fundamental para nós, enquanto profissionais, para que desenvolvamos essas informações e consigamos alcançar o empreendedor, o empresário que tanto necessita da implementação de políticas públicas. O município só tem a ganhar, só tem a crescer”, pontuou.

Marilene Christian, que atua como agente de desenvolvimento em Monte Negro, fala da importância da formação oferecida pelo Sebrae: “São as políticas públicas que definem odesenvolvimento local e elas precisam ser bem trabalhadas. O curso vai nos permitir implantar e acompanhar essas políticas, ajudando a fomentar, dentro do nosso município, o desenvolvimento das pequenas empresas, das agroindústrias e da produção local.”

“É preciso entender como contribuir aplicando a lei geral nos municípios, para fazer a diferença no desenvolvimento local da nossa região Norte”, disse Munique Holanda Alves, administradora de Manaus/AM.

Nesta semana você confere várias webreportagens sobre a atuação do Sebrae em Políticas Públicas no canal Sebrae RO no YouTube.

Para mais informações sobre essa e outras ações do Sebrae em Rondônia, acesse www.sebrae.ro ou entre em contato com a Central de Relacionamento através do 0800 570 0800 ou, se preferir, envie mensagem via WhatsApp para 9 8130-5656. Você também pode interagir com o Sebrae no YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter acessando o perfil Sebrae RO.

Fonte: Cristiano Borges Rodrigues

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*