Primeira Conferência Saúde da Mulher é realizada com sucesso em Jaru

Jaru – A 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher foi um marco na história de Jaru. O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Conselho dos Direitos da Mulher, e aconteceu nos dias 11 e 12 de maio, no Centro de Convenções do município.

Na abertura da conferência, compuseram a mesa de honra, as autoridades:  secretária municipal de saúde Tatiane de Almeida Domingues, a presidente organizadora da Conferência, Eveline Lourenço; a conselheira estadual dos direitos da mulher, Sebastiana, e ainda,  o presidente do conselho Municipal de Saúde, Aparecido Correa, o presidente do conselho estadual de saúde, Raimundo Nonato, a enfermeira responsável pela saúde indígena, Ana Paula e a representante da OAB, Daiane dias.

A secretária e enfermeira Tatiane de Almeida, abriu oficialmente a conferência e enfatizou que, não basta conhecer os direitos das mulheres, é preciso reivindicá-los, saber como usá-los, principalmente o direto a saúde. “Estas parcerias entre a secretaria de saúde, Conselho de Saúde e Conselho dos direitos da Mulher, é de suma importância para hoje estarmos aqui nesta Conferência. E depois, vamos reivindicar nas conferências estadual e nacional, para obtermos mais direitos à saúde de qualidade para as mulheres”, disse.

A presidente do Comdim, Luzia Abadias, lembrou que o tema – Saúde das mulheres: Desafios para integralidade com equidade, é um avanço. “ Após 30 anos de campanhas realizadas para chamar atenção desse assunto, retomamos as discussões e reunimos as mulheres para pensar a política nacional de saúde, e isso é muito importante. Quero agradecer a todas as conselheiras do Comdim pela presença e apoio de sempre”, frisou.

“Estou muito feliz com o resultado da conferência. Agradeço a comissão organizadora por todo empenho. É muito importante a união entre a gestão e as entidades”, sintetizou a vice-presidente do conselho de saúde, Eveline Lourenco.

Os presentes puderam assistir a apresentação cultural: “Louvor aos olhos do pai”, realizada pela aluna da APAE, Maria Eduarda.

O tema debatido na conferência contou com a ajuda de quatro palestras, divididas em eixos:

O 1º EIXO – Temática: Papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde da mulher, com a palestrante: Maria Cecilia Filipini, assistente social e secretaria Executiva do Conselho Estadual de Saúde. O 2º EIXO – Temática: O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres. Com a palestrante: Dra. Emilia, Ginecologista. O 3º EIXO – Temática: Vulnerabilidade dos ciclos de vida das mulheres e a participação social. Com a palestrante: Dra. Loide, Psicanalista. E o 4º EIXO – Políticas públicas para as mulheres e a participação social. Com a palestrante: Sebastiana Hustado Suares,  Conselheira Estadual dos direitos da Mulher e especialista em políticas públicas e gestão em serviço Social.

Após o debate de propostas foram escolhidos os delegados para a conferência estadual. Sendo eles:  Luzia Abadias, Alzenir Santos e Edite (Representantes do SUS); Aparecido (Representante masculino); Edileuza Andrade (representante da gestão) e Eveline Santos (Representando os servidores de saúde).

Apresentação da Comissão organizadora

Tatiane de Almeida Domingues ( Secretaria de saúde)

Ione Carneiro dos Santos (Gestão)

Eveline Santos, Meire, Iracy e Edileuza Andrade ( Conselho de Saúde)

Ana Paula Ferreira, Ciderli Santana e Luzia Abadias ( Comdim)

Credenciamentos.

Rosane, Rosangela Lopes e Jeane ( Comdim)

Responsável por receber os convidados a Mesa

Aparecida Piveta (Comdim)

Moderadora de mesa durante palestras:

Ciderli Santana (Comdim)

Regina e Maria Cecilia (Conselho Estadual de saúde)

Colaboradores e voluntários

Jhieniffer Luana da Silva (Cobertura de fotos), Ângela Paula e Ivanir (credenciamento), Lucia e equipe COMDIM e CMS (ornamentação), Nilton –  servidor da Semsau e Marta – secretaria executiva CMS.

E também, a secretaria de educação Maria Emília ( Pelo espaço e Cultural Juca Oliveira e apoio da equipe), a dona Ana do Hospital e equipe (responsável pela alimentação), a diretora do Centro de Convivência Maria (Pelo espaço cedido para cozinhar) e a Imprensa local pela divulgação prévia e posterior.

Ao apoio da Gráfica Ave, Gráfica Opção, J.k. Acústico Bar, Verão Moda e Floricultura Nova Floral, na Paraná.

Fonte: Prefeitura de Jaru – Foto: Jhieniffer Luana da Silva

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*