MEDICAMENTOS: Semusa incentiva capacitação para atendentes de farmácias

Na manhã desta terça-feira (9) a Secretaria Municipal de Saúde deu início ao curso de capacitação de atendente de farmácia na rede municipal de saúde, ofertado pela primeira vez no município de Porto Velho. Serão capacitados mais de 70 pessoas, divididas em duas turmas no período da manhã e tarde, para otimizar o atendimento oferecido a população.

No curso está sendo lecionado o modo de logística e atendimento, qualificando o atendente para saber fazer uma boa leitura do medicamento, como solicitar, armazenar e controlar o estoque, verificar e acompanhar data de validade, organização, diferenciação das embalagens e dispensações, funcionamento da assistência farmacêutica do SUS e da Central de Abastecimento com noções das legislações.

No segundo dia será apenas para as prescrições médicas com simulação de atendimento para reconhecimento de falhas diárias. Atualmente a prefeitura atende 61 Unidades de Saúde Municipal, com 201 itens de diferentes medicamentos fornecidos diretamente aos pacientes.

O Centro de Especialidades Médicas é um dos primeiros beneficiados. Lígia Arruda, gerente municipal de assistência farmacêutica afirma que “além das capacitações, estamos adequando nossas farmácias, ampliando e otimizando o atendimento com farmacêutico em tempo integral para orientação adequada e clínica de acompanhamento dos pacientes em cada região da cidade”.

A capacitação foi oferecida para capital e distritos. Creuza Martins, atendente de farmácia do Centro de Saúde Diferenciado de Mutum Paraná aprovou a realização do curso. “Eu atendo cerca de 50 pessoas por dia, e sempre recebo pessoas sem receituário. O curso vai me ajudar a abordar e orientar esses pacientes dentro dos padrões”.

Fonte: Comdecom

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*