Marinha Raupp solicita inclusão de Rondônia no Plano de Expansão de Radioterapia no SUS

O Brasil vem ampliando o tratamento para as pessoas acometidas por câncer, principalmente depois da criação do Plano de Expansão de Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). Para ampliar as opções no Estado de Rondônia, a deputada federal Marinha Raupp solicitou ao Ministério da Saúde que Rondônia possa ser contemplado com este Plano.

Em agosto deste ano, Marinha Raupp esteve com o ministro Ricardo Barros e o secretário de Atenção a Saúde (SAS), Francisco de Assis protocolando ofício e enfatizando a importância da abrangência do Hospital de Câncer da Amazônia, o Hospital do Amor, que fica em Porto Velho e atenderá toda a Região Norte, dentro do Plano de Expansão, destacando a aquisição do equipamento Acelerador Linear de Radioterapia para o atendimento.

“É expandir a assistência oncológica no Estado, garantindo mais e melhor atendimento para as pessoas que tanto sofrem com esta doença. O Hospital já tem a estrutura e o equipamento, aguardando esta liberação”, disse a deputada Marinha durante audiência com o ministro.

O Plano de Expansão da Radioterapia no SUS tem por objetivo atender as demandas regionais de assistência oncológica e as demandas tecnológicas do SUS. Prevê a implantação de 80 soluções de radioterapia, contemplando equipamentos e infraestrutura.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente existem 299 serviços habilitados por meio do SUS no País, e, nos últimos sete anos, foram habilitados mais 39 novos hospitais. Por meio do Plano já foram entregues cinco aceleradores lineares.

“Rondônia merece nossa atenção, e a deputada Marinha é uma batalhadora pela saúde do Estado. Vamos analisar todos os procedimentos para verificar de que forma podemos atender a população e a assistência oncológica”, afirmou o ministro Ricardo Barros, em nova audiência com a deputada dia 8 deste mês.

Fonte: Leivinha Oliveira

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*