Saúde

Fhemeron começa a elaborar a programação para o Dia Mundial do Doador de Sangue

Toda a programação que será desenvolvida no Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, começou a ser discutida entre o presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), João Ricardo, juntamente com gerentes de divisões visando alinhar as atividades que serão realizadas. Na manhã de terça-feira, ocorreu a primeira reunião no gabinete da presidência para que seja dado início à coordenação durante o evento.

O presidente da Fhemeron enfatizou que o objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pelo salvamento de milhares de vida.

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2014, escolhida em homenagem ao dia de nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Os gerentes de divisão já estão engajados em mais uma atividade que faz parte do calendário da Fhemeron. Desde o início do ano a Fundação tem desenvolvido campanhas visando manter o estoque de sangue em condições de atender à demanda. “Vidas por Vidas”, “Sangue Universal” e “Comerciário Solidário” são alguns exemplos de campanhas realizadas pela Fhemeron, destacado-se a mais recente ocorrida no município de Guajará-Mirim.

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, pode doar sangue. No caso de menores, é necessária a presença dos responsáveis. Pessoas com mais de 60 só poderão doar se já for doador antigo.

Além de pesar no mínimo 50 quilos e bom estado de saúde, o doador deve está descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, e, no caso de fumantes, evitar o cigarro duas horas antes da doação. Para que o processo de doação seja efetivado, segundo a Fhemeron, é imprescindível que o doador leve documento de identidade com foto.

“Uma simples atitude faz toda a diferença na vida de uma pessoa. Vamos iniciar nossa programação para o Dia Mundial do Doador de Sangue com o mesmo sucesso registrado nos anos anteriores. Cada um tem um papel importante nessa programação em benefício à população”, disse o presidente da Fhemeron.

Fonte: Paulo Ricardo


COMENTAR

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close