Porto VelhoÚltimas Notícias

CONTROLADORIA – Prefeitura trabalha para em 2018 chegar a 100% de transparência

Dr Hildon diz que burocracia atrapalha desenvolvimento e maior transparência

Ao abrir reunião técnica sobre transparência e ouvidoria no município na manhã desta quarta-feira (13), no auditório do Teatro Banzeiros, o prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, disse que buscou nesse primeiro ano de gestão, duas coisas: eficiência da máquina administrativa e transparência nos atos da gestão, além de combater a corrupção e o desperdício. O evento ocorreu, no centro da cidade.

O prefeito afirmou ter conseguido nesses 12 meses, elevar de 64% para 91% o nível de transparência, “um avanço enorme, visto que 64% é, no máximo, opaco. Hoje, apesar do grande avanço, trabalhamos para chegar aos 100 por cento e isso quer dizer que estamos andando muito rápido”.

Em sua sexta edição, a reunião, abordando transparência ativa e passiva, de acordo a Lei (12.527/11) de Acesso à Informação, é uma ação de capacitação da Controladoria Geral do Município, em parceria com o Departamento de Capacitação e Treinamento da Semad (Secretaria de Administração), orientada pelo prefeito dr Hildon.

Com a proposta de cumprir os 100% de transparência já no primeiro semestre de 2018, o prefeito porto-velhense explicou que “somente assim poderemos construir uma cidade melhor”. Ele afirmou que esse esforço pela transparência permite eficiência e eficácia à gestão, disponibilizando recursos e evitando-se os famosos ‘jeitinhos’

Por isso, a prefeitura realizou 42 km de asfaltamento com recursos próprios, drenagem e asfaltamento nos bairros Conceição e Flamboyant, 40 km de recapeamento em parceria com o governo estadual, dentre outros, tudo com muita transparência e combate a desvios e corrupção.

No entendimento do controlador-geral do município, Boris Alexander Gonçalves de Souza, a prefeitura se esforça para atuar com a transparência ativa, através de seu portal, e a passiva, via e-Sic (serviço de informação ao cidadão). No primeiro caso, aponta, “nosso portal é um dos melhores do estado, enquanto trabalhamos para alcançar a mesma meta no passivo, com o apoio muito grande e indispensável dos órgãos de fiscalização e controle”.

Fonte: Assessoria – Foto: Diego Lima

COMENTAR

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close