CIDADE ILUSTRADA – Ônibus circulam decorados  com obras de artistas locais

Em comemoração aos 103 anos da criação do município de Porto Velho, o Consórcio Sistema Integrado Municipal (SIM), em Parceria com a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, estão presenteando a população com o projeto “Cidade Ilustrada”. Desde o dia 2 de outubro, data do aniversário do município, o transporte coletivo de passageiros passou a circular com obras de artistas plásticos da capital.

O objetivo do projeto é humanizar e embelezar a cidade através da intervenção artística. O mesmo já acontece em outras capitais com pinturas em muros e paredes. Em Porto Velho, o consórcio inovou e trouxe a intervenção para as laterais de dez ônibus que circulam em toda cidade. Além disso, a valorização do artista local foi priorizada e cada obra leva o nome de seu autor em destaque.

O projeto, sem custos para o município, contou com a parceria da Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, onde foram realizados encontros dos artistas, palestras e escolha das obras. O diretor Alexandre Dourado frisa a importância de elevar o nome dos artistas locais. “Temos muitas pessoas que fazem obras maravilhosas e infelizmente não são reconhecidos. Através destes ônibus vamos dar destaque ao nome dos artistas da nossa capital”.

Outro parceiro é o médico Viriato Moura, idealizador do concurso de pintura do Conselho Regional de Medicina, que deu nome ao projeto de “Cidade Ilustrada”. Juntamente com o artista plástico Mikeliton Alves, convocaram os artistas, selecionaram as obras e prestaram toda a assistência artístico-cultural. “O objetivo é expandir esse projeto para dar mais vida a cidade através das obras dos nossos artistas plásticos”, acrescenta Mikeliton.

A artista plástica Mari Brusque é uma das participantes do projeto e elogia a iniciativa “é muito especial que me coloco de frente porque nunca fiz uma exposição e é uma oportunidade maravilhosa para nós estarmos lançando nossos trabalhos, os onibus ficaram muito bonitos e eu só tenho a agradecer”.

Fonte: Comdecom – Fotos: SIM e Rondoniagora

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*