Agentes de desenvolvimento de sucesso em Rondônia fazem benchmarking em outros projetos de MG

Jaru – Entre os dias 6 e 10 de novembro, uma equipe de Agentes de Desenvolvimento (ADs), de municípios do Vale do Jamari, visitaram quatro cidades do noroeste de Minas Gerais. A caravana foi coordenada pelo Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial – DET, do SEBRAE/RO.

“A visita técnica teve como objetivo conhecer mais detalhadamente as práticas de desenvolvimento territorial e liderança no noroeste de Minas, de modo a contribuir para o aprimoramento de novos Projetos da área de Políticas Públicas e Desenvolvimento local no Vale do Jamari. Com isso, durante todos os dias, ocorreram, trocas de experiências entre os agentes de Rondônia e Minas Gerais”, explicou a gestora do projeto DET, Franciluci Santana do Nascimento.

Recepcionados pelo SEBRAE/MG, os agentes conheceram dezenas de boas práticas, que resultam no desenvolvimento local e são referências para o Brasil.  Os municípios mineiros visitados foram: Paracatu, Unaí, Arinos e Chapada Gaúcha. Esta é uma região com grandes parcerias, apoio ao pequeno negócio, e projetos de sucesso na área do turismo, cultura, gastronomia, agricultura familiar, agroindústrias, artesanato, educação empreendedora, cooperativista e financeira, entre outros.

A AD de Monte Negro, Marilene Cristian da Luz, destacou que a visita técnica a Minas Gerais proporcionou um olhar diferente as potencialidades que tem em seu município. “Uma realidade condizente a que vivemos. E me possibilitou vivenciar um momento único de aprendizado”, reconheceu.

“Uma experiência única e necessária para que nós agentes de desenvolvimento possamos buscar experiências e melhorias para os nossos municípios”, disse a AD de Cacaulândia, Adrie Biazatti.

Para a agente de Theobroma, Nirley dos Santos Oliveira, a missão foi maravilhosa e proporcionou grandes conhecimentos. “ A visita nos abriu portas para novas possibilidades, evidenciando acima de tudo que, para conseguirmos alavancar o desenvolvimento da nossa localidade é fundamental a união de todos em prol do bem comum”, frisou.

“Esta visita foi altamente produtiva e superou minhas expectativas. Foi possível visualizar que os projetos de desenvolvimento local contam com ações conjuntas, somando forças de organizações governamentais e não governamentais, e todos com o mesmo interesse, que é melhorar a qualidade de vida na região onde estão situadas. E isso ficou bem claro no associativismo e cooperativismo implantados na região que visitamos”, enfatizou a AD de Governador Jorge Teixeira, Elieth Nogueira de Oliveira Morais.

Já o AD de Ariquemes, Uanderson Oliveira, afirmou que a visita técnica foi um choque de realidade. “Todas as ações da visita vem de encontro com a nossa realidade, porém temos que trabalhar em nosso território. Esse é o momento de articular, planejar, para futuras implementações, que serão sem dúvida, transformadoras”, sintetizou.

Conforme a Coordenadora do Projeto e Gerente da Unidade de Ariquemes, Cristina Marques, o Projeto DET Vale do Jamari, encerra-se em dezembro. “ Para 2018 a região conta com diversos projetos em análise, esses irão impulsionar ainda mais as boas práticas já aplicadas nos municípios, e que são referência de resultados. O benchmarking com Minas Gerais somou ainda mais para a criatividade de ações e práticas que podem ser melhoradas por aqui”, finalizou.

Ainda participaram da caravana, os agentes de desenvolvimento: Roselina Miranda e Renata Nunes Romão (Rio Crespo), Mabel Furtado Alves (Theobroma), Clemilson Rodrigues (Jaru), Cícero André de Souza (Buritis), Osvaldo Teodoro dos Santos (Alto Paraiso) e Sandra Marcia Neves (Ariquemes).

Fonte: Assessoria

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*